sábado, 28 de abril de 2012

Oito mil casas serão construídas no Piauí, Ilha Grande serão quarenta

CASA PRÓPRIA: Oito mil famílias vão ser beneficiadas pelo Minha Casa Minha Vida 2 no Piauí. No município de Ilha Grande serão 40 novas casas.

O Governo Federal vai construir mais de oito mil casas, em 217 cidades com menos de 50 mil habitantes no Piauí. As moradias fazem parte da segunda etapa do programa Minha Casa Minha Vida. Entre as cidades selecionadas estão Ilha Grande, Boa hora e Campo Maior. Um dos critérios para a escolha dos beneficiados é a renda mensal familiar de até mil e seiscentos reais, como explica a presidenta Dilma Rousseff.

"Atendido o critério de renda de até R$ 1.600,00, a prioridade será para as mães que são chefes de família ou o pai, quando for o caso, que ele tiver a guarda dos filhos. Também nós vamos dar preferência aos moradores de área de risco, pessoas que moram em beira de córregos, em áreas que podem ter desmoronamento; e também às pessoas com deficiência. A casa não deve ser vista como patrimônio de uma pessoa, mas, sim, como patrimônio de uma família. É lá que as pessoas se sentem abrigadas, protegidas e acolhidas.’ disse a presidenta Dilma Rousseff.

Ao todo, mais de dois mil e quinhentos municípios foram selecionados para participar dessa seleção do programa. Os investimentos do Governo Federal chegam a quase três bilhões de reais. Para cada moradia, o governo vai participar com 25 mil reais de subsídio, que é a ajuda para as famílias terem acesso à casa própria. Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a parceria com municípios e os estados possui contrapartidas que facilitam a execução da obra. Além disso, ela afirma que em breve o governo vai selecionar mais municípios pequenos.

"Na maior parte dos casos, a contrapartida é o terreno, em um numero menor de casos há uma complementação nos recursos. Queria só complementar que isso faz parte da meta do Minha Casa Minha Vida 2, portanto dentro dos 120 bilhões de reais previstos. Essa é a primeira metade das 220 mil unidades previstas para essa faixa de renda para municípios menores do que 50 mil habitantes. E vamos fazer então uma segunda não sei se nesse segundo semestre ou no primeiro semestre do ano que vem", disse a ministra do Planejamento – Miriam Belchior.

No município de Ilha Grande vão ser construídas 40 casas. A prefeita Joana D'arc Ribeiro fala do papel social do programa. "O programa Minha Casa Minha Vida no nosso município, ele veio em um momento muito bom, muito especial, é extremamente importante para os nossos municípios, para as nossas famílias que não tinham casa própria, e que hoje é uma realidade, que nesse momento vai atender as famílias de baixa renda e que precisavam de ter uma moradia digna e de qualidade." Prefeita de Ilha Grande – Joana D'arc Ribeiro.

Para participar do Programa Minha Casa Minha Vida, o interessado deve procurar a prefeitura do município. O programa foi lançado em 2009 e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Até agora, mais de um milhão e meio de unidades já foram contratadas, sendo que mais da metade foi construída.

Reportagem, Anderson Conrado

Campanha de conscientização para reduzir acidentes no trânsito de Parnaíba


A Secretaria Municipal de Transporte(Setrans) e a Guarda Civil Municipal realizarão de onze a 18 de maio um conjunto de ações para a redução dos acidentes de transito em Parnaíba. Os dados do ano passado, tabulados pela Setrans, revelam que 18 % dos condutores envolvidos nos acidentes estavam alcoolizados. O plano será desenvolvido através de palestras, oficinas e práticas em parceria com os órgãos de transito da cidade entre os quais a Policia Rodoviária Federal, BPTRAN, Detran. As aulas serão ministradas no Centro de Ensino Técnico Intensivo-(Conete/Fateci),que também é parceiro. O relatório da Strans não informa a quantidade de mortes no ano passado.

O plano será desenvolvido com a participação de estudantes de ensino infantil ao superior e na prática com a realização de blitz educativas, dicas de trânsito e panfletagem nos principais pontos de circulação de veículos.

No ano de 2011 foram registrados 985 acidentes no transito de Parnaíba, sendo que 30% destes referem-se a queda de motocicleta que é a principal causa. As colisões envolvendo carro e moto aparecem em segundo lugar com 19,5% atendimentos, enquanto que as colisões envolvendo motocicletas ficam em terceiro lugar com 11.5%. Os exames clínicos que são submetidos às vitimas confirmam o alcoolismo entre a maior causa de acidentes no transito de Parnaíba, o percentual é de 18,98 %. As informações são da Secretaria Municipal de Transporte junto ao SAMU e Pronto Socorro Municipal, conforme informou o secretario, Antônio de Pádua Melo.

Por ocasião da Semana Nacional do Transito, a Polícia Rodoviária Federal com o apoio das secretarias de Transporte e da Saúde de Parnaíba realizará no dia 22 de maio na BR 343, destino Parnaíba a Luiz Correia, atividades educativas voltadas para os condutores de veículos carga. As atividades incluem abordagens, dicas de saúde que visam melhorar o desempenho do condutor no volante.

Por: Paulo Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veículo furtado em Minas Gerais, é recuperado pela PRF no município de Bom Princípio; mulher foi presa por receptação

NOTICIAS DE PARNAÍBA,  COCAL DOS ALVES, BURITI DOS LOPES E BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ   Policia Militar apreende arma de fogo em Parnaíba Patrul...