sábado, 28 de abril de 2012

Visita da Fifa infla ainda mais gastos de nordestinos para Copa

NELSON BARROS NETO
DE SÃO PAULO

A passagem da Fifa por Salvador e Recife, nos últimos dois dias, implicará em mudanças no projeto de ambas as cidades para a dupla conseguir se juntar a Rio, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza na Copa das Confederações, entre 15 e 30 de junho de 2013.

Os baianos já admitem um aumento no orçamento da Fonte Nova, que agora pode ultrapassar os R$ 600 milhões. A entidade exige uma atualização do sistema de tecnologia da arena, que foi feito baseado no caderno de encargos da Fifa de 2007.

"Isso aconteceu porque um novo foi realizado após o Mundial da África, em 2010. Por ele, é necessária a garantia de dois sistemas operando paralelamente a transmissão dos jogos. Se um falhar, tem o outro", diz o secretário da Copa no Estado, Ney Campello.


Nilton Souza/Divulgação
Obras da Arena Fonte Nova, em Salvador, nas última quarta-feira
Reconstrução da Arena Fonte Nova, em Salvador, nas última quarta-feira: local foi implodido em 2010


Além disso, haverá gastos com a colocação de 5.350 assentos móveis e, possivelmente, com a implantação de drenagem a vácuo do gramado (recomendado pela Fifa).

O objetivo do aumento da capacidade (para 56 mil espectadores) é tentar receber a seleção brasileira na primeira fase das Confederações. Quanto maior, mais chances.

Mas, enquanto o estádio da Bahia já está com 59% das obras concluídas, o de Pernambuco ainda não passou de 40% no município de São Lourenço da Mata.


Nilton Souza/Divulgação
Obras da Arena Fonte Nova, em Salvador, para a Copa-2014
Obras da Arena Fonte Nova, em Salvador, para a Copa-2014: orçamento é de R$ 591 milhões


Para acelarar o ritmo, o número de operários subirá de 3.000 para 5.000 até novembro, "em um acréscimo significativo que teremos com despesa de mão de obra", segundo admite o governo local. O cronograma, inclusive de gastos, precisou ser antecipado.

Não bastasse, o secretário pernambucano da Copa, Ricardo Leitão, diz que usou o exemplo isolado do Rio para conseguir entregar a arena só em fevereiro de 2013.

"Como foi dada [essa exceção] ao Maracanã, também requeremos, já que estamos precisando de um pouco mais de tempo, e a Fifa aceitou", afirma.

As demais sedes da Copa das Confederações terão de ficar prontas até dezembro.

O palco na região metropolitana do Recife está sob pressão desde que a cúpula da Fifa o considerou praticamente fora do evento, no começo de 2012. A decisão se as duas capitais nordestinas serão incorporadas sairá no final de maio ou no início de junho.


Odebrecht/Divulgação
Obras da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, em março deste ano
Obras da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, em março deste ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veículo furtado em Minas Gerais, é recuperado pela PRF no município de Bom Princípio; mulher foi presa por receptação

NOTICIAS DE PARNAÍBA,  COCAL DOS ALVES, BURITI DOS LOPES E BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ   Policia Militar apreende arma de fogo em Parnaíba Patrul...