quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ex-prefeitos "Fichas Sujas" recebem cargos ao invés de cadeia:Por quê?!!!

Prefeita de Luiz Correia e esposo secretário
Cadeia & Cargos (I)
A Câmara Municipal de Cajueiro da Praia, na pessoa do advogado e vereador Jairo Carvalho (PTC), está de olho na prefeita Vânia Ribeiro, que estaria sob a suspeita do crime de nepotismo, criando cargos para nomeação de parentes. Sem se falar na nomeação do esposo e ex-prefeito Vicente Ribeiro, escolhido Coordenador de Articulação das Secretarias Municipais. Ele já foi inclusive condenado pelo TJ em ação civil pública, por dano ao erário municipal.Um bom cargo seria o prêmio para ex-prefeitos que praticam improbidade administrativa?
Cadeia & Cargos (II)
 
Ao invés de cadeia, alguns ex-prefeitos, acusados de malversação de recursos públicos, deles até julgados e condenados, são premiados, aqui por estas bandas, com cargos elevados em administrações municipais. Primeiro, por serem “fichas sujas” e não poderem mais se candidatar, elegem as esposas. Depois orientam prepostos para criarem os cargos, onde às vezes concentram poderes quase iguais aos da mulher. E, ao invés de amargarem as grades de uma prisão, passam a usufruir de mordomias, custeadas pela população. 
 
Cadeia & Cargos (III)
 
Que o diga o ex-prefeito Henrique Sertão, na Ilha Grande do Piauí, que depois de lambuzar-se em irregularidades administrativas, conseguiu eleger a esposa, Joana Machado, prefeita. Mas ficou com amplos poderes em uma secretaria. Nesta última “ruma” de novos prefeitos, já há o escandaloso caso do secretário e esposo da prefeita de Luiz Correia, Adriane Prado, ex-prefeito Luiz Pedrosa, envolvido até a medula com  processo na Justiça, por conta de desvios administrativos. Agora é o ex-prefeito de Cajueiro da Praia, Vicente Ribeiro. Assim é bom demais. Se o país tem tantas leis, ainda falta uma para punir os ratos.
 
Fonte: Blog do B. Silva

Começa período de solicitação de isenção de taxa em Classificatório do IFPI

Começou na terça-feira, 29, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Classificatório para cursos técnicos do Instituto Federal do Piauí. A ação é parte da política educacional do IFPI, que assegura 10% das vagas ofertadas em cada Campus a candidatos que não podem pagar a inscrição. Para requerer o benefício o interessado deve comparecer, até sexta-feira, ao Campus para o qual deseja concorrer levando a documentação exigida no edital.

Lançado na última sexta-feira, o Exame Classificatório 2014.1 oferece 2.430 vagas, distribuídas nos campi Angical, Corrente, Floriano, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul e Uruçuí. As inscrições serão realizadas de 5 a 29 de novembro, exclusivamente no site www.ifpi.edu.br/classificatorio2014-1.

A seleção é destinada a candidatos que concluíram ou estão concluindo neste ano o Ensino Fundamental (forma integrada), estejam cursando a primeira ou segunda série do Ensino Médio (forma concomitante) e, ainda, candidatos que já concluíram ou estejam concluindo a 3ª série do Ensino Médio (forma subsequente).

Em atendimento às disposições contidas na Lei nº 12.711/2012 e no Decreto nº 7.824/2012, em cada curso, por turno, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Das vagas destinadas a cada curso/turno, 5% serão destinadas aos candidatos com deficiência.

Os candidatos oriundos da rede pública de ensino ou de escolas filantrópicas podem, ainda, requerer a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, desde que comprovem e entreguem no IFPI, de 5 a 15 de novembro, a documentação listada no item 6.15 do edital.

O candidato que optar pelos cursos técnicos de Instrumento Musical (Violão, Teclado e Trompete) deverá comparecer à Coordenação de Artes e Música do Campus Teresina Central, nos dias 29 e 30 de outubro, das 9h às 11h30 ou das 15h às 17h, para realizar a inscrição no Teste de Aptidão.

A prova do Exame Classificatório será aplicada no dia 15 de dezembro, no horário de 8h às 12h (horário local). O teste constará de 60 questões objetivas, das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com o conteúdo programático das disciplinas constantes no edital. O resultado final será divulgado no dia 20 de janeiro de 2014.

Impetrada no Fórum de Parnaíba Ação Civil Pública contra Eletrobrás

                     Promotor Antenor Filgueiras entrega o documento ao Juiz Carlos Eugênio
Foi entregue na manhã de hoje, ao juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Carlos Eugênio Macedo, no Fórum Salmão Lustosa, uma Ação Civil Pública contra a Eletrobrás e a empresa terceirizada “Laser”, pelas multas elevadas que estão sendo aplicadas contra os  consumidores de energia elétrica, quando da troca de medidores,  atitude que para o Ministério Público é ilegal, por não respeitar o princípio do contraditório.
Para o promotor Antenor Filgueiras, ao estabelecer os valores das multas, por defeitos supostamente apresentados pelos medidores, por falta de manutenção, a Eletrobrás não estabelece o direito da contraprova. A multa denominada “recuperação de consumo”, tem valores variados, já tendo chegado a 98 mil reais, aplicada a um pequeno comerciante do bairro São José, segundo denunciou o vereador Carlson Pessoa.
A Ação impetrada na Justiça é uma iniciativa do Ministério Público, Procon Municipal, Secretaria Municipal do Trabalho e Defesa do Consumidor e da Câmara Municipal, que já realizou uma audiência pública para tratar do assunto, quando vieram a Parnaíba vários representantes da Eletrobras, que retornaram a Teresina, após serem informados dos abusos que estavam sendo praticados, sem oferecerem nenhuma alternativa como saída para os consumidores que estavam sendo constrangidos com a suspensão do fornecimento de energia elétrica e a negativação de seus nomes junto aos órgãos de proteção ao crédito.
                                 Promotor reuniu-se inicialmente com representantes da Câmara

A Ação Civil Pública está estabelecendo um valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) a ser pago pela Eletrobrás a cada consumidor que comprovadamente tenha sido lesado pela empresa, além do pedido da cessão imediata da aplicação dessas multas e do corte de energia dos consumidores, além do fim da negativação dos nomes dos consumidores junto aos órgãos como Serasa e SPC.
Para o vereador Gerivaldo Benício, autor do pedido de Audiência Pública, na verdade a Eletrobrás quer punir os consumidores pelas perdas de receitas que sofreu ao longo dos anos, porém, sem atentar para a lógica dos fatos. “Ocorre que na maioria dos casos em que eles trocam os medidores e multam as pessoas, por “perdas de consumo”, os novos medidores apontam consumo menor e as contas diminuem o valor, o que prova que não era o consumidor quem estavam roubando a Eletrobrás, pelo contrário, era ele o lesado”, observada o vereador.
                                Promotor Filgueiras faz exposição da Ação Civil Pública
O vereador Carlson Pessoa, por sua vez, comemora o resultado positivo da audiência pública, “não só por mostrarmos aos diretores da Eletrobrás que a Câmara Municipal está trabalhando em sintonia com a população, mas também porque já há informação de que os procedimentos de troca de medidores foram sustados, por conta da  Ação Civil Pública que seria impetrada na justiça e da qual aos diretores foi dado ciência, quando eles demonstraram na Câmara indiferença total aos problemas por eles criados, alguns dos quais relatados na ocasião pelos próprios prejudicados.

Prefeita Maninha participa de motocross para mulheres Charmosinhas Off Road em Luís Correia

  No último final de semana, a prefeita Maninha Fontenele marcou presença na primeira edição do motocross exclusivo para mulheres, o "C...