quinta-feira, 31 de julho de 2014

Advogados da coligação “Piauí no Coração” exigem investigação sobre financiamento de campanha de Wellington

A coligação acusa o senador de estar usando recursos públicos para financiar sua campanha.

Carlos Yury Morais, um dos advogados da
coligação "Piauí no Coração"
A assessoria jurídica da coligação Piauí no Coração planeja entrar com uma ação exigindo investigação sobre o financiamento da campanha de Wellington Dias. A medida, que será tomada até sexta-feira, quer que seja apurado se o senador do PT tem patrocinado suas andanças pelo estado com verba do Senado Federal.


“Estamos trabalhando para resolver isso com a maior rapidez possível. Já estávamos investigando. Tudo começou quando verificamos que havia grande semelhança entre a página institucional do senador e as contas do Facebook e do Twitter de campanha. Ficou claro em algum momento que todas essas páginas eram mantidas pela assessoria”, comenta Carlos Yury Morais, um dos advogados de Zé Filho e Silvio Mendes.

Segundo Carlos Yury, o Portal da Transparência, que permite o acompanhamento de como o dinheiro público está sendo utilizado, revela que nos meses de maio e junho Wellington Dias viajou para o interior do Piauí acompanhado de assessores com despesas pagas pelo Senado Federal.

“O Portal da Transparência aponta todas as despesas e há grandes indícios de que dinheiro público foi utilizado para promover campanha e pré-campanha. Em maio e junho, há vários ressarcimentos por causa de visitas ao interior, sempre com motoristas, jornalistas e assessores de relação com os movimentos sociais pagos pelo Senado”, destaca o advogado.

Caso seja provado que o financiamento da campanha de Wellington Dias está sendo feito com dinheiro público, o candidato do PT pode ter seu registro de candidatura cassado. “Se houver utilização de dinheiro público em campanha, traduz conduta vedada e abuso de poder político e econômico”, aponta Carlos Yury.

Essa é a segunda vez que a assessoria jurídica da coligação Piauí no Coração tenta cassar o registro de candidatura de Wellington Dias. No dia 18 de julho, os advogados de Zé Filho e Silvio Mendes ingressaram com ação pedindo a retirada do ar do site do senador. Naquela oportunidade, ele era acusado de utilizar sua página institucional no Senado Federal para a promoção de ações relativas à campanha eleitoral.

Por Cristiane Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil deflagra Operação Cerco Fechado e cumpre mandados no Piauí

Até o momento foram presas 75 pessoas em diversas cidades do estado, com apreensões de armas e veículos. Divulgação/PC-PI1 / 5Cumprimento de...