sábado, 2 de agosto de 2014

GTAP realiza encontro visando a implantação de uma base aérea em Parnaíba

Treinamentos práticos e teóricos para os
profissionais do SAMU
Policiais do Grupamento Tático Aéreo Policial (GTAP) realizaram na manhã de quinta-feira (31/07) no Aeroporto Internacional de Parnaíba Dr. João Silva Filho treinamentos práticos e teóricos para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Parnaíba, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do 2º Batalhão de Corpo de Bombeiros Militar de Parnaíba e para Policiais Militares.



O treinamento visou facilitar as práticas de resgate, principalmente de vítimas de acidente de trânsito. Durante a palestra, o tenente-coronel Gomes explicou as maneiras corretas de aproximação, embarque, desembarque e comportamentos dentro de uma aeronave. Isso, visando uma parceria que deve ser estabelecida futuramente com a instalação de uma base aérea do GTAP em Parnaíba.


Tenente-coronel Gomes

“Nós do Grupamento Aéreo temos uma competência para fazer, dentro da legislação aeronáutica, a parte de um resgate, do patrulhamento e até mesmo o combate a um incêndio. O SAMU tem todo a experiência para realizar esse tipo de serviço de resgate e remoção. Nós queremos montar aqui essa parceria, com o lema: juntos para salvar vidas. O nosso objetivo é dar o primeiro passo, para que no futuro possamos conseguir fazer o resgate de uma vítima dentro de um helicóptero, inicialmente na região norte, e em seguida se estendendo para todo o Piauí”, afirmou.





O GTAP utiliza hoje um helicóptero que, de acordo com o tenente-coronel Gomes, não é o apropriado para o resgate de vítimas de acidentes automobilísticos. Mas, segundo o comandante, há um projeto tramitando em Brasília para a construção de um hangar no Aeroporto de Parnaíba para a instalação de uma base aérea na cidade litorânea.





“Sabemos que essa nossa aeronave não dar para realizar o resgate de uma vítima. Mas a nossa ideia inicial é preparar os médicos, enfermeiros e técnicos do SAMU para que a gente possa levá-los até o local do acidente com mais rapidez enquanto é aguardada a chegada de uma ambulância. Toda essa ideia seria um embrião, pois estamos com um estudo junto ao Governo do Estado para a aquisição ou locação de uma aeronave grande, onde a gente possa colocar aquela vítima dentro do helicóptero e resgatar. Com isso, se conseguirmos esse nosso objetivo, iremos ministrar um curso para estes profissionais”, explicou.





De acordo com o palestrante, Parnaíba seria a primeira cidade no Piauí, depois da capital Teresina, a receber uma base aérea do GTAP. Segundo ele, foi realizado um estudo onde o Estado foi dividido em três cidades para a interiorização do serviço: Parnaíba, Picos e Bom Jesus.


“No nosso projeto, fizemos uma demonstração ao governador e ele foi muito sensível a isso, que é exatamente a criação de bases no interior do Estado. A primeira base seria aqui em Parnaíba, pois já temos uma facilidade maior de aeroporto e de combustível. Já solicitamos junto a Infraero para a construção de um hangar aqui no Aeroporto de Parnaíba. Existe um trâmite legal, que já foi para Recife-PE e agora já se encontra em Brasília-DF, esta documentação, para que possamos montar esta base”, finalizou o tenente-coronel Gomes.


Após a palestra, profissionais do SAMU, da PRF e do Corpo de Bombeiros passaram por um sorteio onde os ganhadores tiveram o privilégio de sobrevoar por Parnaíba em um voo rápido na aeronave do GTAP.


O projeto:
Portal F5 GTAP realiza encontro em Parnaíba
Portal F5 GTAP realiza encontro em Parnaíba
Portal F5 GTAP realiza encontro em Parnaíba
Portal F5 GTAP realiza encontro em Parnaíba
Portal F5 GTAP realiza encontro em Parnaíba
Portal F5 GTAP realiza encontro em Parnaíba

Por Por Kairo Amaral//f5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Urbanização e Biodiversidade: Desafios e Soluções

O Equilíbrio Urbano-Natural A interação entre urbanização e biodiversidade é um cenário dinâmico que redefine nossas paisagens. Explorar os...