quinta-feira, 8 de maio de 2014

REFORMA DO HOSPITAL DE BURITI DOS LOPES SE ARRASTA A TRÊS ANOS

Reforma do Hospital de Buriti dos Lopes sem data de conclusão.


Ainda falta muito, dificilmente o Hospital será entregue no final até o final deste novo Governo. Um dos assuntos mais polêmicos no primeiro semestre do ano de 2012, foi á devolução do Hospital Dr. Mariano Lucas de Sousa para gestão do Estado, que até então era gerenciado pela Prefeitura Municipal. 
A falta de recursos e o completo abandono em que o Estado deixou o hospital de Buriti dos Lopes com a reforma paralisada e o prédio em ruínas, obrigou a Prefeita Ivana Fortes a tomar uma medida drástica, devolver o Hospital para o Governo do Estado, e colocar o Posto de Saúde Demerval Castelo Branco a disposição do povo. 
A atitude provocou críticas de adversários, até mesmo daqueles que nunca fizeram nada para melhorar a situação daquela casa de saúde. Após o fechamento, o Governo do Estado, reiniciou as obras de reforma, más não há previsão de conclusão das obras, embora seja merecido reconhecer o esforço da Secretária de Saúde Lilian Martins em resolver a situação juntamente com a Prefeita Ivana Fortes que em vez de tentar iludir o povo, trabalha para resolver o problema. 
As paredes ainda não foram revestidas, o piso ainda não foi colocado e a parte hidráulica e elétrica precisa ser concluída. A situação da saúde só está normalizada, por que a Prefeitura com muito esforço e parceria com o Governo do Estado vem atendendo a população no Posto de Saúde Demerval Castelo Branco, com médicos, enfermeiros, sala de repouso e encaminhamentos para Parnaíba. 
Na cidade há quem diga que no posto o atendimento é muito melhor por que não faltam médicos. O certo é que não há previsão para a conclusão da reforma e pelas imagens ainda vai demorar muito para que o Hospital Mariano Lucas de Sousa volte a funcionar.
O novo Governo, também não se pronunciou se vai ou não liberar o restante dos recursos para a conclusão da reforma que se arrasta há três longos anos.
                   
Fote e Fotos; PortalBuritiNoticias

CONTINUA ABANDONADA OBRA QUE FECHOU UMA ESCOLA PARA TRANSFORMA-LA EM PRESÍDIO

Transformação de escola pública estadual em delegacias de polícia repercute negativamente em Parnaíba.

clovis 03O tradicional colégio estadual Clóvis Salgado iria completar 56 anos de existência em Parnaíba esse ano. Construido no governo do saudoso parnaibano Francisco das Chagas Caldas Rodrigues,  recebeu sua última reestruturação completa e a implantação de uma quadra poliesportiva na gestão governamental do médico Francisco Moraes Souza (Mão Santa).
008
Uma escola bem arejada, confortável, de endereço privilegiado e com todas as condições de levar ensino de qualidade para a juventude parnaibana tem um final que marcará para sempre com uma enorme mancha a vida pública do governador Wilson Martins e de seu secretário de educação, o deputado federal Atila Lira, que já são considerados em boa parte da cidade litorânea como coveiros da Educação estadual de Parnaíba, pois além dessa esdrúxula atitude governamental, outras escolas do Estado estão fechadas ou comfuncionamento aquém das necessidades básicas.De forma desastrosa e cruel o governador Martins optou em acabar com o tradicional educandário para construir no lugar um complexo de segurança que abrigará toda a Polícia Civil que existe na cidade de Parnaíba, com a exceção da central de flagrante que passará a funcionar na sede do 1º distrito policial na Avenida Álvaro Mendes no Bairro Nova Parnaíba, local esse, que poderia com uma ampliação daria para abrigar folgadamente todo o contingente de polícia civil parnaibano.O governo piauiense apenas está promovendo uma maquiagem sobre os esses graves problemas que afligem a segunda maior cidade do Estado. Se o colégio deixar de existir, o colégio não produzirá problemas, isso aparentemente, já que a falta de educação revelará sérios problemas futuros, inclusive o aumento da violência, um povo sem Educação sempre tende a ter índices de violência mais altos.Na realidade o grave problema da segurança pública em Parnaíba não é o local onde as delegacias devam funcionar, o problema vai muito mais além, faltam investimentos em pessoal, faltam recursos humanos, a quantidade de policiais civis da cidade é muito pouca, a própria faixa etária dos agente é um tanto quanto antiga, faltam treinamentos, faltam equipamentos, falta tecnologia e para agravar mais a situação da insegura população vai faltar Educação.Nossa equipe entrevistou algumas pessoas para saber o que cada um pensa a respeito da atitude do governo estadual de transformar um colégio em cadeia.A professora de história e diretora do Colégio Estadual Lima Rebelo e a professora de Biologia do ensino médio, Ângela Maria, afirmaram que o colégio sofria com a decadência de alunos e não havia mais novas matriculas, na opinião das professoras o caso foi feito por essas circunstâncias. Se uma escola está decadente é porque faltam cuidados dos responsáveis e os devidos investimentos no setor.
DSCF9832Já o líder estudantil Fabricio Conceição repudia ação do governador e ressalta a grosseria que é acabar com uma escola. Segundo o jovem Fabricio, Parnaíba precisa de mais escolas, pois a educação no Piauí não está lá essas coisas. “Infelizmente esse governador não preza pela educação do nosso estado, em Parnaíba as escolas só funcionam porque temos professores e gestores que amam suas profissões, caso contrário teríamos milhares de parnaibanos analfabetos. Em Parnaíba tem outros lugares para fazer delegacias, inclusive terrenos do Estado, isso é uma covardia com a Educação”, argumenta o líder estudantil.DSCF9775A professora Claudiane é da assessoria do SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) em Parnaíba, segundo ela, a escassez dos alunos seria um motivo para que fosse feito tal tragédia, porém não era a solução. “Temos que saber os reais motivos que isso tenha vindo acontecer, eu quero acreditar que isso não foi feito sem planejamentos. Mas mesmo assim foi uma grande perda pedagógica para a cidade e para as crianças que lá estudavam o que deveria ser feito era buscar outros locais e evitar esse assassinato contra a educação”, lamenta a professora.
GEDSC DIGITAL CAMERA
O escritor, empresário e administrador Paulo Henrique Neves coloca que a Educação tem que ser trabalhada cotidianamente. “A Educação é que faz a melhoria do ser humano, o governo tem que investir e sempre aumentar os níveis educacionais para a população, oferecer mais vagas com qualidade no ensino”, disse o empresário.
Vale ressaltar que além do triste fato da extinção da Escola Clóvis Salgado, outras unidades de ensino também estão descendo na vala do descaso da Educação pública.Fonte e Fotos: Portaldodelta 
002

Câmera de segurança flagra senhora furtando celular de servidora do STTR-Cocal




Por volta das 09:00 horas da manhã desta quinta-feira (08/05), uma câmera de monitoramento interno do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cocal flagrou uma senhora furtando um aparelho celular de uma servidora daquela instituição.




O fato ocorreu na sala de recepção, onde uma senhora de pele morena, que trajava uma blusa de cor preta e um short cor bege, usando um tapa-olho no olho esquerdo pedia ajuda financeira e depois ficou no balcão simulando a espera de atendimento. Ao perceber que a vitima saiu do local e deixou uma bolsa com vários pertences na gaveta de uma mesa, e que na ocasião também não havia nenhum funcionário no local, a senhora foi até onde estava a bolsa, pegou o aparelho celular e foi embora. A mulher não viu que estava sendo filmada.


Exato momento em que a mulher furtou o celular


Após retornar à recepção a vitima percebeu o furto. De imediato, os funcionários do STTR-Cocal foram verificar as imagens para identificar o autor do furto.


A vítima prestou uma queixa na delegacia da cidade ainda na manhã de hoje, mas até o momento a autora do furto não foi localizada. A polícia investiga o caso e pede a quem souber do paradeiro da mulher ou do celular, que por favor, entre em contato com algum servidor do Sindicato.

Equoterapia é suspensa em Parnaíba por falta de ração para cavalos

A mãe de um dos pacientes que utiliza dos serviços de equoterapia oferecido pelo Batalhão Major Osmar, em Parnaíba, utilizou as redes sociais para fazer denúncia de que as sessões do tratamento não seriam realizadas porque não há ração para os cavalos utilizados.

A senhora Rosimeire Primo Bittencourt Barros fez um desabafo acerca da infraestrutura apresentada nos informes publicitários do Governo do Estado do Piauí, onde mostram feitos em todo o território piauiense.

Leia:

ATENÇÃO MUITA ATENÇÃO, AOS MEUS AMIGOS E PRINCIPALMENTE AS AUTORIDADES. HOJE EU FIQUEI MUITO PREOCUPADA AO LIGAR PARA EQUOTERAPIA AQUI DE PARNAÍBA, PERGUNTANDO OS HORÁRIOS DO MEU FILHO ANDERSON, E PARA MINHA SURPRESA FUI INFORMADA QUE OS CAVALOS NÃO PODEM ANDAR POR FALTA DE RAÇÃO, COMO ASSIM EU PERGUNTEI, É ISSO MESMO O GOVERNO NÃO MANDA ALIMENTOS A MUITO TEMPO, AÍ PESSOAL FICO AQUI PENSANDO SE ESSES INDEFESOS ANIMAIS NÃO PODEM ANDAR POR FALTA DE ALIMENTOS, O QUE DEVO ESPERAR DESTE GOVERNO QUE FAZ ESTRADAS, CRECHES.

ESCOLAS, ETC. SERÁ MESMO QUE ELE ESTÁ FAZENDO TUDO ISSO, OU É UMA BELA CAMPANHA ELEITORAL PARA ENGANAR MAIS E MAIS ESSE POVO TÃO SIMPLÓRIO E SOFRIDO. NÃO PODIA DEIXAR DE LEMBRAR QUE A TERAPIA COM CAVALOS É ESSENCIAL PARA MUITAS CRIANÇAS COM DIVERSAS PATOLOGIAS. PEÇO PARA AQUELES QUE PODEREM NOS AJUDE NÃO SÓ POR NOSSAS CRIANÇAS, MAS PRINCIPALMENTE PELOS ANIMAIS, ELES PODEM MORRER DE FOME. MEU MUITO OBRIGADO.

Rosimeire informou ao Proparnaiba.com que o contato foi feito na tarde de ontem e explicou ainda que, teria ligado no intuito de mudar os horários do filho que já faz parte do quadro de atendimento da equoterapia.

A reportagem do Proparnaiba.com buscou contato com o Batalhão da Polícia Militar por meio de telefone, mas não houve êxito. Mas, o espaço fica aberto para possíveis explicações acerca da denúncia.

Sobre a Equoterapia

Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

A andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos somatossensorial, proprioceptivos e vestibulares para o praticante cavaleiro.

•    Desenvolver o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local.
•    Desenvolver o equilíbrio do praticante pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de endireitamento corporais.
•    Aperfeiçoar o assento do praticante sobre o cavalo pelo estímulo do controle motor global. Nesta fase o praticante aperfeiçoa e aplica feedback/feedforward adquiridos, que o permitem manter-se equilibrado sobre à sela e unir-se coordenada e harmoniosamente aos movimentos do cavalo, desenvolvendo com o animal um conjunto biomecânico melodioso.
•    A meta terapêutica é chegar ao máximo de função do praticante.
•    A meta funcional motora da equoterapia é: desenvolver no praticante, capacidades funcionais que permitam sua independência nas atividades de vida diária.

 
Tacyane Machado /Proparnaiba.com

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Bernildo Val se reúne com presidente da Funasa e terá encontro com Dilma Rousseff nesta terça (06)

O prefeito vai participar da cerimônia de contratação da terceira etapa das ações de saneamento do PAC 2 para municípios com até 50 mil habitantes.

Bernildo Val e Henrique Pires
O prefeito do município de Buriti dos Lopes, Bernildo Val esteve reunido com o presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Henrique Pires na última sexta-feira (02) em Teresina, para discutir soluções para o Plano Municipal de Saneamento Básico, além de abastecimentos d’água para o município de Buriti dos Lopes.  

“Estivemos com o presidente da Funasa, Henrique Pires no qual tratamos de vários assuntos entre eles o Plano Municipal de Saneamento Básico. Falamos ainda de abastecimentos d’água para vários povoados e vamos trabalhar para encontrar soluções o mais rápido possível, para resolver estes problemas no município”, disse o prefeito.

Na ocasião ficou confirmado a ida do prefeito Bernildo Val a Brasília nesta terça-feira (06). Bernildo terá um encontro com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto às 15h00, numa cerimônia de contratação da terceira etapa das ações de saneamento do PAC 2 para municípios com até 50 mil habitantes.

Fonte: ASCOM / PMBL

Dilma Rousseff anuncia investimentos de R$ 150 milhões para 50 municípios do Piauí

Dentre os municípios que serão contemplados está Buriti dos Lopes. O prefeito Bernildo Val já está em Brasília para o encontro desta tarde com a presidente.

Bernildo e o presidente da Funasa, Henrique Pires
A presidente Dilma Rousseff vai lançar nesta terça-feira (06), às 15h, em Brasília, no Palácio do Planalto, a segunda etapa do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

O Piauí será beneficiado com mais de R$ 150 milhões para obras de saneamento básico e ampliação do serviço de abastecimento de água para 50 municípios. Dentre os municípios que serão contemplados está Buriti dos Lopes. O prefeito Bernildo Val já está em Brasília para o encontro desta tarde com a presidente.

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, vai participar do anúncio dos recursos no valor de R$ 3 bilhões para cerca de 600 municípios brasileiros.

'A presidente Dilma vai anunciar mais de R$ 3 bilhões no orçamento e o Piauí vai estar muito bem contemplado. Iremos superar o PAC anterior, que era de R$ 140 milhões. Nós vamos superar. A presidente Dilma vai fazer esse anúncio', falou Henrique Pires, em entrevista ao Jornal Meio Norte.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Meio Norte

Prefeito Bernildo Val assina em Brasília convênio para abastecimento de água

Buriti dos Lopes foi um dos municípios que teve os projetos apresentados e aprovados pela Funasa.

Prefeito Bernildo em Brasília
Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, nesta terça-feira, dia 06, com a presença da presidente Dilma Rousseff, o prefeito Bernildo Val, assinou convênio em investimentos em abastecimento d’água para o município de Buriti dos Lopes. As ações fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para municípios com até 50 mil habitantes. Foram selecionados, no processo seletivo da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), 635 municípios de 26 estados, entre eles, Buriti dos Lopes.

O prefeito Bernildo, ressalta o trabalho de sua equipe que busca constantemente desenvolver projetos que melhorem o município. “Este recurso será investido no sistema de abastecimento de água na zona rural, através da construção de estações de tratamento de água, mini adutora, poços e rede de distribuição para as residências, contribuindo para a melhoria de centenas de famílias em diversas comunidades do município”, disse o prefeito.

Buriti dos Lopes havia apresentado a Funasa, 13 projetos para abastecimentos o que representa melhorias na qualidade de vida da população desses povoados. A partir de agora o município aguarda as diretrizes da Funasa para colocar em prática esses projetos.

Os municípios foram selecionados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) por meio de projetos apresentados pelas prefeituras e as obras serão executadas pelos gestores locais. Buriti dos Lopes foi um dos municípios que teve os projetos apresentados e aprovados pela Funasa.

Fonte: ASCOM/PMBL

Prefeitura informa que ainda tem vagas para cursos na cidade de Buriti dos Lopes
As inscrições continuam abertas até esta sexta-feira (09). Inscrições na Biblioteca Virtual. VEJA!


Fonte: ASCOM

domingo, 4 de maio de 2014

Disputa entre times marca abertura do II Campeonato de Futsal de Cajueiro da Praia

Três disputas marcaram a abertura do II Campeonato de Futsal de Cajueiro da Praia na noite de ontem (1º) no Ginásio Poliesportivo Dep. Moraes Souza. A prefeita Vânia Ribeiro desejou sorte aos atletas e garantiu total apoio ao campeonato, que é uma realização do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia. Os times infantis representados pelas equipes Barra Mirim e Santa Luzia deram a largada aos jogos, e foi o Barra Mirim quem levou a melhor.
Em seguida foi a vez das equipes femininas entrarem em campo. O time de Cajueiro venceu a equipe Red Bull de Camurupim. E, para encerrar o dia, a bola rolou entre as equipes de Cajueiro e de Chaval-CE (time convidado). O time de Cajueiro perdeu a disputa nos pênaltis e todas as equipes foram premiadas.

O II Campeonato de Futsal vai contar com a participação de 15 times. As competições acontecem durante dois meses e só depois disso será conhecido o grande vencedor dessa edição. Além das equipes que entraram em campo várias pessoas ocuparam as arquibancadas do ginásio para assistir aos jogos. “Nós apoiamos eventos como esses que incentivam a prática de esportes entre os nossos jovens. O ginásio foi recuperado recentemente e esperamos que vocês saibam preservá-lo, afinal esse é um espaço de vocês”, disse a prefeita Vânia Ribeiro. 

A prefeita Vânia Ribeiro se reuniu com os professores da rede municipal de Cajueiro da Praia

A prefeita Vânia Ribeiro se reuniu com os professores da rede municipal de Cajueiro da Praia para tratar, principalmente, do reajuste salarial da categoria. O encontro aconteceu na última sexta-feira (25) na Unidade Escolar Oscar Lima. Na ocasião, a prefeita fechou um acordo com os professores e o aumento aprovado foi de 8%. Agora a proposta segue para a Câmara dos Vereadores e, se aprovada, o novo salário começa a ser pago a partir de junho.

“Essa foi a primeira vez que os professores foram chamados para discutir um reajuste. É um grande avanço para a categoria. No total, temos 89 professores efetivos no município, que serão contemplados com o aumento”, destacou a secretária de Educação, Isabel de Brito. A prefeita afirma que fez questão de ouvir a opinião dos professores e abrir esse canal democrático de negociação.
“63% dos recursos repassados pelo Fundeb são destinados ao pagamento do salário dos professores. Nesse encontro procuramos mostrar a situação financeira da prefeitura, que não pode arcar com um reajuste maior que esse”, disse Vânia Ribeiro, que avaliou como bastante proveitosa a reunião com os docentes do município.
O secretário Executivo de Educação, Ronaldo dos Santos, o contador Oriano Pinto, a secretária de Assistência Social, Lhana Mhara, o Procurador do município, Lisandro Ayres e o Assessor Legislativo, Osmar Dias. 

Prefeita Maninha participa de motocross para mulheres Charmosinhas Off Road em Luís Correia

  No último final de semana, a prefeita Maninha Fontenele marcou presença na primeira edição do motocross exclusivo para mulheres, o "C...