terça-feira, 19 de abril de 2011

Vereadora acusa prefeita e diz que Buriti dos Lopes está à beira do caos

A vereadora de Buriti dos Lopes Jaqueline Brito (PMDB) fez duras críticas a prefeita do município Ivana Fortes (PMDB), e afirmou que a cidade parece ter sido abandonada pela chefe do Executivo. Jaqueline, inclusive, tece sérias acusações e diz que a atual gestão teria dívidas com diversos fornecedores da região e que a prefeita está sem credibilidade perante a população e os políticos do estado.

Entre outras críticas, Jaqueline Brito aponta que a Saúde é o setor mais afetado. Segundo ela, o Hospital tem dia que não tem um médico sequer para atender a população buritiense que vai ao local atrás de ajuda.

Além disso, a vereadora disse que a infra-estrutura do hospital é vergonhosa e sem qualquer suporte para os atendimentos. “Pessoas ficam esperando em filas intermináveis, pois tem dia que existe apenas um médico de plantão. Se chega alguém em situação grave, ele abandona o paciente para atender a emergência. E a única coisa que faz é encaminhar imediatamente para Parnaíba. Isso é um absurdo”, reclama.



Outro ponto que a vereadora reclama, é que o Conselho Municipal de Saúde da cidade só existe no papel e denuncia atraso de salários. “Há mais de quatro anos que este Conselho não funciona, eles não fiscalizam nada. Os agentes de saúde estão com salários atrasados, médicos e enfermeiros também não recebem seus vencimentos em dia.

Como é que podemos cobrar empenho desses profissionais? O Programa Saúde da Família em Buriti dos Lopes que era pra ter nove médicos, nove dentistas, nove enfermeiros para atender a população mais carente só dispõe de um médico e este atende no dia que quer. A Saúde Pública de Buriti dos Lopes hoje é horrível”, denuncia a vereadora.



Mas a vereadora não para por aí. Ela acusa a atual administração de não honrar com os compromissos. “Essa administração não honra com os compromissos, temos várias informações de que a PMBL está devendo diversos fornecedores da região. Aqui na cidade são muitos. Sem falar que a prefeita perdeu de vez o prestigio com os políticos do Piauí. Ela não teve condições e nem moral de conseguir segurar as máquinas da Defesa Civil aqui na cidade. Ficaram aqui por quase um ano e ela não soube aproveitar. A única coisa que ela sabe é sair atirando pra todos os lados atrás de um culpado para o desastre de sua administração e esquece de trabalhar pelo povo sofrido desta terra”, alfinetou Jaqueline.
A parlamentar continuou a entrevista criticando o serviço de limpeza das ruas. “Buriti dos Lopes hoje está um verdadeiro lixão a céu aberto, as ruas estão imundas, cobertas por lama e mato. A única coisa que eles fazem é uma maquiagem nas ruas e eles ainda escolhem quais serão limpas. Faz é vergonha andar nos bairros distantes do centro da cidade, a imundice é total. Animais circulam livremente nas praças e ruas da cidade. Buriti está por entrar num estado de calamidade”, disse.

A vereadora Jaqueline Brito encerra com uma pergunta para a prefeita sobre promessas feitas na época de campanha. “Cadê a água e energia das casas das Agrovila do Jatobá, Espírito Santo de Cima e Salgadinho? O povo dessas regiões estão carregando água em cabaças e a prefeita não faz nada”, finaliza Jaqueline.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Urbanização e Biodiversidade: Desafios e Soluções

O Equilíbrio Urbano-Natural A interação entre urbanização e biodiversidade é um cenário dinâmico que redefine nossas paisagens. Explorar os...