sábado, 10 de setembro de 2011

SESI orienta trabalhadores para a pratica da Qualidade de Vida



O Serviço Social da Indústria (Sesi-PI) desenvolve diversas ações voltados para promover a qualidade de vida do trabalhador e seus dependentes, com foco nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Responsabilidade Social, e com isso tem alcançado cada vez mais índices que indicam o número de atendimentos realizados para indústria no estado do Piaui. O SESI/Piauí atingiu todas as metas estabelecidas pelo Departamento Nacional
Um exemplo disso são as ações do programa SESI de Saúde – Ações Educativas e Preventivas, desenvolvido para informar e esclarecer as dúvidas dos trabalhadores e sua família quanto a prevenção de doenças, estimulando a adoção de práticas de vida saudável e promovendo a saúde dentro e fora do local de trabalho.
Depois do diagnóstico obtido por meio da aplicação de questionário e exames preventivos disponibilizados através do Programa Indústria Saudável, as indústrias visitadas são orientadas para que possam minimizar a incidência de trabalhadores com doenças como: Tuberculose, DST/AIDS, uso de Drogas, Alcoolismo, Tabagismo, Doenças não-transmissíveis (colesterol, diabete e hipertensão arterial), Hanseníase, Dengue, Câncer, Estresse e Doenças Ocupacionais.
Para o Superintendente Regional do SESI, Ewerton Negri, também são desenvolvidos ações preventivas e educativas sobre Acidentes de Trabalho, Importância do Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletivo (EPC) e Qualidade de Vida. “O nosso compromisso é com a indústria e a qualidade de vida desses trabalhadores,”, conclui afirmando que são feitas periodicamente Campanhas, Palestras, Cursos e Oficinas sobre temas de extrema importância para a permanecia da saúde individual e coletivo.
Desde o mês de julho duas Unidades Móveis de saúde estão realizando atendimentos nas Indústrias VIVENDA Construções e Vegeflora Extratos do Nordeste Ltda, no município de Parnaíba. Segundo a Coordenadora do Centro de Medicina Candido Athayde, a técnica Ilma Barbosa, serão mais de 300 trabalhadores atendidos no canteiro de obras até o final do mês de outubro.
“A ação ocorre durante a jornada de trabalho, durante o horário do expediente, privilegiando aqueles que não têm facilidade de buscar por esses serviços em outros horários”, ressalta o enfermeiro Rafael Lopes, lembrando que nessas Unidades Móveis são oferecidas orientações sobre escovações, aplicação de flúor, e ainda atendimento especifico de restauração e extração dentária..
No Piauí, a instituição está presente nos municípios de Parnaíba, Luis Correia, Piracuruca, Piripiri, Cocal, Teresina e Picos, contudo, os serviços também são oferecidos em outros municpios que não dispões de Centro de Atividades do SESI por meio das Unidades Móveis, Gabinetes Médicos e odontológicos e profissionais capacitados..
Dentro do cronograma da Unidade de Saúde do SESI outras empresas do Estado serão atendidas ainda este ano.

Mkarine

Vice Governador assina convênio bom BNB em apoio aos Tabuleiros Litorâneos



Os tabuleiros litorâneos do Estado do Piauí contam agora com um recurso que irá beneficiar o avanço e desenvolvimento do projeto. A manhã desta sexta feira,09, foi marcada com a solenidade em que o Governo do Estado , através da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí o Banco do Nordeste do Brasil, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas e irrigantes do Distrito de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos ,assinaram acordo de cooperação técnica e financeira. O acordo foi assinado no Palácio de Karnak e tem como objetivo viabilizar financiamentos e investimentos na região dos Tabuleiros Litorâneos do Piaui.
O governador do Estado Wilson Martins afirmou que a parceria com BNB é sempre muito favorável ao Piaui. ”É uma alegria comemorar mais esse passo com o BNB .Essa união realizou a viabilização de captação de recursos para o Projeto dos Tabuleiros Litorâneos que hoje nos orgulha com sua produtividade acima da média.”
De acordo com o vice-governador e presidente da Federação das Industrias do Estado do Piaui-Fiepi, Moraes Souza Filho essa iniciativa era a oportunidade de crescimento que faltava. “Fico feliz em ver que agora começou o avanço e realização desse projeto. Torço pra que continue acontecendo parcerias como essa que traz apoio e incentivo para nosso Estado.”
O presidente da Associação dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí, Joao Claudio de Brito, agradeceu os benefícios.” Este é o inicio de uma nova pagina, o investimento e o credito que agora contamos a nosso favor vai nos favorecer em nossas atividades depois de uma longa luta conseguimos essa vitória”
Os investimentos realizados inicialmente nos dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí é referente ao valor de dez milhões de reais e serão responsáveis pela modernização ampliação e custeio das atividades produtivas da cultura explorada no litoral piauiense .Estiveram presentes na solenidade, o Governador do Estado, Wilson Martins, o vice-governador Moraes Souza Filho, senador Wellington Dias o presidente geral do BNB Luis Carlos Everton dentre outras autoridades

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tiririca: 'Como não prometi nada na campanha, o que eu fizer é lucro'




BRASÍLIA - Com o slogan "Você sabe o que faz um deputado federal? Eu também não sei, vote em mim que eu te conto", Tiririca foi o campeão de votos nas eleições do ano passado e recebeu nas urnas a confiança de mais de um 1 milhão de eleitores . Sete meses após a posse, o humorista aceitou o convite da reportagem do GLOBO para falar sobre o seu dia a dia na Câmara dos Deputados, onde recebe em seu gabinete a visita de fãs e curiosos, além de eleitores.
PRESENÇA:
Romário e Tiririca não têm faltas em sessões deliberativas da Câmara
O humorista responde logo de cara que sabe hoje o que faz um deputado:
- É uma pessoa que trabalha muito e produz pouco - resume.
E tem decorado na ponta da língua que um parlamentar não pode nunca "contratar parentes". Tiririca reconhece que sua responsabilidade é grande, mas ressalta que não prometeu nada em sua campanha, cujo bordão era "pior que tá não fica".
- Eu sou um cara muito pé no chão e muito ciente e sei que eu tenho essa responsabilidade, mas não prometi nada a ninguém. Fiz minha campanha toda sem prometer nada, então o que eu fizer é lucro - disse
Ele garante, porém, que se esforça para justificar a quantidade de votos que recebeu nas urnas.
- E eu estou procurando fazer coisas boas para não decepcionar os meus eleitores e nem o povo brasileiro. Eu participo de tudo que eu tenho que participar e que um deputado tem que fazer. Eu nunca faltei a nenhuma comissão, não tenho nenhuma falta - garantiu.
Nos corredores da Câmara, visitantes e colegas pedem para tirar fotos, pegar na mão, abraçar ou ouvir alguma de suas piadas. O que não faltam também são os pedidos de doações, parcerias em festas, entrevistas para trabalhos escolares e ajudas de todos os tipos.
Fotos de personagens decoram gabinete do parlamentar
O gabinete é decorado com fotos de personagens que o artista já interpretou e com os presentes que o deputado ganha de admiradores. De acordo com ele, a ideia foi da esposa. Ele confessa que no início dos trabalhos não sabia como agir e tinha receio de como seria recebido, mas destaca o carinho do povo como ponto positivo do aprendizado.
- O carinho do povo para com a gente, isso é fantástico! Nos três primeiros meses eu não sabia como chegar. Então eu fiquei muito travado. Eu disse: 'caramba, eu vou chegar e sei lá como eu vou ser recebido'. Depois passou e agora é só correr para o abraço.
" Um deputado federal trabalha muito e produz pouco. São 513 deputados comigo, então, são muitas cabeças pensando diferente "
Tiririca acredita que tem boa atuação na Câmara. O deputado
apresentou três projetos de lei até o mês de junho, antes do recesso parlamentar. Uma das propostas é a criação da Bolsa Alfabetização, no valor de R$ 545, para adultos maiores de 18 anos que estiverem matriculados na rede pública de ensino e que estejam em fase de alfabetização. O problema, segundo ele, é que tudo é muito demorado e a burocracia até o projeto ser aprovado é muito grande.
- Um deputado federal trabalha muito e produz pouco. São 513 deputados comigo, então, são muitas cabeças pensando diferente - comentou.
O deputado destacou ainda a consideração por parte dos colegas, que em respeito a ele passaram a não usar o nome "palhaço" de forma pejorativa.

Fonte: O Globo.com

Caso Fernanda Lages: Namorado nega versão de amigas e polícia identifica autor de mensagem

Convocado para novo depoimento depois que amigas íntimas de Fernanda Lages Veras disseram que ela havia rompido o namoro que mantinha há 10 meses, o comerciário paulista de São Bernardo do Campo Pablo Bruno Vital, 19 anos, sustentou a revelação inicial que fez a ao delegado Mamede Rodrigues, afirmando que quem acabou o relacionamento foi ele porque a garota "bebia e saia muito".

Confirmou ter estado com Fernanda cerca de 21 horas do dia 24 de agosto, véspera da morte, no estacionamento da Novaunesc, quando ela lhe pediu para reatar e que tivesse paciência porque pretendia mudar.

A polícia também identificou o autor da mensagem que foi passada às 7h03min da quinta-feira, dia 25, pouco depois da estudante ter sido encontrada morta no prédio em acabamento do Ministério Público Federal.

Apesar de abatido, o comerciário, que segundo levantamentos da polícia havia declarado várias vezes que amava a garota, não caiu em contradição, sustentando que naquela noite, depois de conversar com a ex-namorada, foi para sua casa, localizada na rua Firmino Pires, no centro de Teresina.

Autor da mensagem Considerada "debochativa" no inicio da investigação, a mensagem passada para um dos celulares de Fernanda ("foi embora meu amozinho") teve sua autoria identificada: um rapaz conhecido como Ricardo esteve ontem na sede da comissão que investiga o crime organizado, na zona sul de Teresina, e admitiu ser o autor do texto que deixou a polícia e muita gente intrigada durante vários dias.

Ricardo disse que era amigo de Fernanda, que gostava muito dela e se colocou à disposição para ajudar nas investigações.O delegado Paulo Nogueira, que comanda as investigações, deverá chamá-lo novamente nos próximos dias, procedimento que tem adotado toda vez que há discrepância entre as pessoas que estão sob observação.

Quanto ao teor da mensagem, o rapaz disse ter sido uma maneira carinhosa de lamentar a ausência da moça no ambiente em que eles haviam estado com vários outros amigos.

Daniel SaidOs investigadores ouviram pela segunda vez Daniel Said, um rapaz que mora no bairro Aeroporto, que esteve na boate Cenário na madrugada de quinta-feira, dia 25 de agosto, e que foi ao "Bar do Pernambuco", onde voltou a ver Fernanda, sem ter contato com ela nesta ocasião, e sim quando voltou de uma incursão à avenida Boa Esperança, no bairro São Joaquim, onde existe um conhecido ponto de encontro. Ele admitiu ter voltado e se despedido de Fernanda Lages à porta do carro dela.

A exemplo de outras pessoas, Daniel, que não é considerado um suspeito em potencial, deve voltar a prestar esclarecimentos perante o delegado Paulo Nogueira.VigilanteOntem, quinta-feira, foi "um dia puxado nas investigações". Seis pessoas foram ouvidas.

O depoimento mais longo foi do vigilante Edson, da Servisan, que fazia a segurança em toda a área do prédio do Ministério Público Federal desde às 6 horas da noite de quarta-feira, dia 24, até às 6 horas da quinta, dia 25.

Durante 3 horas de perguntas e pequenos intervalos, Edson sustentou não ter visto nem ouvido nada.O vigia da construção do TRT, pela qual Fernanda deve ter passado ( sozinha ou acompanhada) para alcançar o prédio do MPF, foi novamente ouvido. Domingos Pereira da Silva Santos, de 54 anos, continua com dificuldades para garantir se com a garota havia alguém.

Escrito por Feitosa Costa em 09/09/2011 às 07h01

Dois Homens armados assaltam posto fiscal Sabiazal e levam R$ 6 mil reais

Policiais do Giro ainda perseguiram uma dupla suspeita, mas, abortaram a perseguição devido o pneu da moto ter estourado.
Dois homens armados que andavam numa Titan vermelha, assaltaram o posto fiscal do Sabiazal, na cidade de Parnaíba (PI) por volta de 2:00h da madrugada desta sexta-feira (9) e levaram cerca de R$ 6.000,00 reias.Policiais do Giro ainda perseguiram uma dupla suspeita, mas, abortaram a perseguição devido o pneu da moto ter estourado. O Giro trabalha, atualmente, sem rádio o que impediu que os policiais pedissem reforço.
Com informações do Portal Pro Parnaíba / GP1.com

Agência do INSS de Luis Correia deverá ficar pronta em novembro




Seguem em ritmo acelerado as obras do Prédio da Agência da Previdência Social (APS) em Luis Correia. Com isso a data para entrega prevista para novembro deste ano não deverá sofrer atrasos, pelo menos é o que garantem os responsáveis pela execução das obras, a empresa AP Construções. A construção da agência do INSS no município faz parte do plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) do Ministério da Previdência Social e custará aos cofres públicos R$ 1,3 milhão.
Com a conclusão da obra, a instalação da APS e seu pleno funcionamento irão levar mais comodidade e agilidade nos processos de atendimento aos cidadãos de Luis Correia e municípios vizinhos. O Governo Federal vem assumindo uma postura de garantir aos segurados conforto e um bom atendimento o que tem se concretizado na construção de novas agências em todo o país. O novo prédio irá contar com uma sala de serviço social, uma sala para perícia médica e quatro pontos de atendimento, que devem assegurar cerca de mil atendimentos mensais. Atualmente o estado do Piauí conta com 21 APS para o atendendo aos mais de 220 municípios em todo o estado.
Na APS de Luis Correia os segurados terão acesso a todos os serviços previdenciários. A agência terá capacidade para atender mil segurados por mês e realizar 400 perícias mensais, em média. Estão em obras ainda, dentro do Plano de Expansão da Previdência Social, agências do INSS em outros oito municípios piauienses: José de Freitas, Altos, Canto do Buriti, Miguel Alves, Batalha, Piracuruca, Cocal e Esperantina.

Das 16 as 21 horas aconteceu o desfile cívico em Luis Correia









Desfile Civico na cidade de Luis Correia

O Grupo de Escoteiros participaram demonstrando amor a pátria.





O Prefeito Francisco Araujo Galeno e sua esposa Eulilia Galeno no palanque das autoridades
As bandeiras de Luis Correia e do Estado do Piauí

Turmas de Judô e outros esportes também entraram na avenida.

Crianças fantasiadas da APAE de Luis Correia, receberam os aplausos das arquibancadas

A tarde de quarta-feira ficou pequena e o desfile cívico das escolas se estendeu pela noite.

Vereador Tião do Caranguejo e seus amigos e eleitores.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Depois de debochar do Piauí Dadá Coelho tenta se reconciliar



Dadá Coelho decidiu fazer as pazes com o Piauí. E quem deu a chance da humorista piauiense de tentar conseguir tal proeza foi justamente o Fantástico, programa da TV Globo. Vinda do Piauí, a comediante apareceu pela primeira vez em rede nacional há um ano fazendo piada de seu estado natal, o que causou muita irritação nos conterrâneos. “É por conta desse fuxico que eu escolhi o Piauí para ver como o povo se diverte”, diz a humorista.
Execrada pelos seus conterrâneos depois de seus comentários, humorísticos, porem infelizes no programa do Jô, agora ela apresenta o quadro “A gente ganha pouco, mas se diverte”, que mostra como se divertir pelo Brasil em destinos alternativos. Dadá escolheu começar pelas cidades de José de Freitas e Pedro II.

E o Fantástico fez questão de refrescar a memória dos piauienses. Antes de começar o quadro, relembrou as declarações de Dadá, onde ela fala mal do seu próprio estado. Quem não lembra da frase, “quem nasce no Piauí é pior pra que nasce”? O programa da Globo mostrou também a repercussão das declarações da humorista, mostrando inclusive prints de matérias do 180graus.
Ela foi até à Barragem do Bezerro em José de Freitas, conversou com as pessoas para tentar saber como elas de divertem. Só mais uma oportunidade de Dadá fazer piadinhas do seu estado, mas ela teve boa intenção. O simples fato de ter escolhido nosso estado para a estreia do quadro demonstra isso. Depois, ela seguiu para Pedro II, a conhecida Suíça Piauiense. As gravações foram feitas ainda no Festival de Inverno.
Na época, o 180graus chegou a acompanhar as gravações de Dadá, que chega à Pedro II de jumento.
O quadro faz um breve resumo das atividades da cidade, voltadas para o ecoturismo e claro, à produção de Opala, pedra que dá o sustento a muitas famílias. Logo ela segue para conversar com os turistas. Ela é bem recebida, no que parece ensaiar uma reconciliação. Dadá estreia bem no quadro, mas ainda teve gente que não gostou. Depois de ‘fazer as pazes’ com seu estado natal, a piadista constata: “Deu para sentir que o povo do Piauí é animado, mesmo”. E deixa o seu recado: “A partir de agora eu vou sair ‘desembestada’ por esse Brasil à procura dos melhores lugares para a gente se divertir sem gastar muito. Afinal de contas, a gente ganha pouco, mas se diverte”.
Comentários nas redes sociais já demonstraram a reação dos piauienses. E no próximo fim de semana, Dadá volta ao Fantástico com mais um destino alternativo. Esperar pra ver! E você, qual a sua opinião?

Pedra do Sal: conheça as curiosidades do local mais romântico de Parnaíba



Localizada a 18 km de Parnaíba, a praia Pedra do Sal atrai a todo tipo de gente, especialmente os turistas, surfistas e ambientalistas.Dos ovos de tartaruga ao intenso vento que gera a energia eólica, tudo ali é marcado por magia e riquezas naturais. A Pedra do Sal fica no bairro Ilha Grande de Santa Isabel e chama atenção pelo conjunto de rochedos e lendas que circulam por suas redondezas.
A praia divide seus 6 km de extensão em dois lados completamente distintos: o lado da praia mansa, que fica de frente para o nascente e é um incrível balneário que atrai famílias de todos os lugares e o lado da praia brava, de frente para o poente, ideal para as práticas de esporte, como o surfe. A Pedra do Sal recebeu esse nome porque é possível ver o sal depositado em buracos nas pedras quando a água evapora.

Pedra do Sal - Farol centenário
Lenda do Morro do Gemedor
Entre os inúmeros contos dos pescadores, uma das principais estórias contadas na Pedra do Sal é a lenda do Gemedor. Segundo ela, a índia Intã, da tribo Tremembé, gostava de passear pela praia deserta e em um desses passeios encontrou desmaiado um náufrago de pele branca, que logo a encantou. Sabendo do perigo que seu príncipe corria, caso sua tribo o encontrasse, a índia o arrastou até uma cabana. Alguns dias se passaram e o jovem se recuperou e correspondeu ao amor de Intã, mas a praia foi invadida por altas marés e tempestades de dunas soterraram a cabana. A
Lenda de Intã conta que ela continua a gemer nos braços de seu amor e diz que quem visita o morro consegue escutar esses gemidos.

Governador entrega Jet-skis para salvar vidas no litoral piauiense

Finalmente o governador Wilson Martins entregou oficialmente no início da tarde desta segunda-feira para o Corpo de Bombeiros os dois jet-skis para serem usados no salvamento de vidas no litoral piauiense. Além dos Jet-skis foram entregues 500 fardamentos a corporação.
A aquisição é fruto de convênio entre a Secretaria Estadual da Segurança e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para melhorar o serviço operacional da corporação no litoral piauiense.
Para a Policia Militar foram entregues quatro picapes Ranger e 65 motocicletas. Os veículos foram doados pelo Ministério da Justiça e custaram aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Governo do Piauí cria força tática para combater assaltos e sequestros

A medida vai garantir segurança pelo interior do Piauí que tem sofrido com assaltos a bancos e atos de violência.
O comandante geral da Policia Militar do Piauí, coronel Ru
bens da Silva Pereira, comunicou que serão criados 11 táticos para trabalhar especificamente no combate a assaltos e sequestros pelo interior do Estado.
Na solenidade, o governador Wilson Martins, entregando 65 motocicletas 250cc e quatro viaturas para equipar as forças táticas do Estado. Os veículos serão destinados um para o Bope de Teresina, um para Parnaíba, outro para Floriano e o último para Picos.

Simpósio marcará o Dia do Turismo em Parnaíba

Nos dias 29 e 30 de setembro acontecerá em Parnaíba o II Simpósio de Turismo do Delta do Parnaíba, como parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo (ambos do dia 27). O evento, organizado pela Universidade Federal do Piauí (curso do Turismo, à frente a professora Simone Cristina Putrick), em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, tem como público-alvo: universitários, profissionais, pesquisadores, associações, ONG’s, empresas de equipamentos esportivos e instrutores de turismo de aventuras.

Flamengo vai mal das pernas

6 jogos
3 derrotas:
4x1 pro atletico -goias
3x1 pro havai
3x1 pro bahia
3 empates
18 pontos jogados
15 perdidos
só ganhou 3 pontos
o são paulo é o lider

Polícia Civil deflagra Operação Cerco Fechado e cumpre mandados no Piauí

Até o momento foram presas 75 pessoas em diversas cidades do estado, com apreensões de armas e veículos. Divulgação/PC-PI1 / 5Cumprimento de...