sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Claudio Sousa pré-candidato a prefeito em Cajueiro da Praia


Em conversa com este editor:
Segundo informa o pré-candidato "Cláudio Sousa", sua situação eleitoral está dentro das regras legais da "Lei Eleitoral", tendo todos os trâmites burocráticos em ordem. Uma vez que das sentenças já aplicadas, o mesmo diz ter recorrido e obtido resultado favorável.
Pela Lei da Ficha Limpa, Cláudio, diz está tranquilo e que sua candidatura a prefeito de Cajueiro da Praia, só depende da convenção que será realizada em junho próximo.

Grupo PES inicia os preparativos do espetáculo da Paixão de Cristo

No dia 23 de janeiro, a ASCAP – Associação sociocultural Amigos Perseverantes, o Grupo PES – Perseverantes dos Espirito Santos realizará a primeira reunião de 2012.
Neste encontro acontecerão as inscrições e entrega dos textos do tradicional Espetáculo de rua “Um Homem Chamado Jesus – PAIXÃO DE CRISTO 2012”.
As inscrições serão abertas a qualquer pessoa interessada em participar dos preparativos e ensaios do espetáculo que é realizado há 17 anos, na cidade de Parnaíba.

Cenas da novela da Globo “Marias do Lar’’ serão gravadas no próximo dia 30 na Lagoa do Sobradinho

O Inspetor Mário Augusto, Chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba, recebeu na manhã de hoje (19/01), um fax da TV Globo/Rio, solicitando o isolamento do trecho da PI-116, que dá acesso à Lagoa do Sobradinho, no município de Luis Correia-PI no litoral piauiense, onde serão gravadas as cenas da novela “Marias do Lar”.

A nova novela das 7, tem estréia prevista para o mês de Abril. O fax recebido está assinado por Roberto Marcone - Gerente de Segurança da TV Globo e pelo Supervisor de Segurança João Decott.
Nato Sobrinho decide no próximo mês o nome de seu companheiro de chapa

A grande expectativa em Caxingó gira em torno do anúncio oficial que será feito provavelmente no próximo mês pelo ex-prefeito e pré-candidato Nato Sobrinho (PT) de seu companheiro de chapa que lutará ao seu lado e do grupo opsicionista para vencer as eleições naquele município. Ao que tudo indica o nome a ser escolhido será o do presidente do PTB caxingoense Pedro Brito que vem realizando ao longo dos anos um ótimo trabalho juntos aos seus conterrâneos. Nato e Pedro inclusive tem acelerado as andanças juntos pelo município de Caxingó em busca de novos apoios.
Manuel Pacheco tem caminho livre para se reeleger em Caraúbas do Piauí

As especulações eleitorais começaram o ano do mesmo jeito que se encerrou 2010, com muita indefinição por parte da base de oposição em Caraúbas do Piauí. Ninguém sabe ao certo quem será o candidato que irá enfrentar nas urnas o atual prefeito Manuel Pacheco (PSDB) que busca em 2012 sua segunda reeleição. Os analistas políticos locais acreditam que a oposição não tem um nome capaz de derrotar-lo e esse seria o grande problema no momento, uma vez que ninguém quer se aventurar numa candidatura que dificilmente conseguirá êxito. Enquanto isso, Manuel Pacheco vai tocando o barco do seu jeito.
Atrasos em pagamentos tem feito Mené perder aliados em Caxingó

Um dos maiores problemas no momento enfrentado pela prefeita do município de Caxingó Mené (PSB) é com relação ao não pagamento de serviços realizados por alguns de seus aliados. Um desses aliados conversou durante a semana com o Boca do Povo e nos informou que deu um ultimato pra prefeita: “ou ela paga o que está me devendo, ou então eu vou cair fora desse barco”, disse. Ele nos informou ainda que este problema tem feito a prefeita perder muitos aliados, já que eles estão cansados de tantas promessas e o não cumprimento.

Por: Frank Cardoso / Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BR 235/PI: Retrato do abandono e da falta de compromisso do Governo Molim.

O trecho da BR-235/PI que liga o município de Gilbues à Santa Filomena, é o retrato do abandono e da falta de compromisso do governo MOLIM . Com o inicio das chuvas, um trecho de 130 Kilometros está totalmente destruído e intransitável.

Desde que assumiu, o governador Wilson Martins já prometeu por diversas vezes a pavimentação da BR 235 e até a data de hoje não foi tomada nenhuma providencia para contornar o problema da BR-235.
A BR 235 é uma das principais estradas e de grande importância para o escoamento da produção de grãos no Estado do Piaui

Adiada audiência do processo movido contra blogueiro.

Talvez por haver encontrado algo mais importante a fazer, o vice-governador Antônio José de Moraes Sousa não compareceu hoje à 2ª audiência do processo que ele move contra o jornalista Bernardo Silva, de quem deseja indenização por danos morais, no valor de 28.800 reais.
A alegação principal do processo é que teria havido desrespeito do jornalista ao chamar o vice governador de reizinho eMoraes Sousa II. O processo tramita no juizado de pequenas causas.
Em matérias neste blog fizemos vários comentários questionando o comportamento de Moraes Sousa Filho como ex-prefeito de Parnaíba e agora vice-governador. Ele entende que, como agente público, não seja passivo de crítica. À justiça dos homens cabe uma forma de julgamento. À de Deus, o julgamento final.
Nova audiência ficou marcada para o mês de fevereiro.

PSDB lança pré-candidatura de Tererê em Parnaíba.


Por ser um ano eleitoral, os partidos políticos têm se articulado para apresentar o maior número possível de candidaturas majoritárias nas eleições 2012. O PSDB, por exemplo tem realizado reuniões em várias regiões do Estado para fazer o levantamento das pré-candidaturas do partido e discutir estratégias, bandeiras que serão defendidas e fortalecer as bases no interior do Piauí.

Segundo o deputado estadual Luciano Nunes, presidente do Diretório Reginal do PSDB, o partido deverá ter pelo menos 30 candidatos a prefeito em todo o Estado. “Em todas as discussões com as nossas lideranças políticas é consenso entre os membros da sigla que o partido terá candidaturas próprias tanto na capital, quanto no interior do Estado. Nas maiores cidades do Piauí temos pré-candidatos como em Parnaíba, com o Tererê, em Floriano com o Enéas Maia, em Picos com o Cândido Alexandrino, em Esperantina, com o Lourival Bezerra e a na capital, com o deputado Firmino Filho”, afirma.

O deputado tucano informa ainda que os diretórios municipais terão toda a autonomia para deliberar sobre nomes e alianças. “Não temos dificuldade de dialogar com outros partidos. Estamos abertos para conversas com representantes de todas as siglas partidárias. Já iniciamos algumas deliberações sobre coligações e temos nomes fortes para disputar candidaturas majoritárias também em Inhuma, Cocal da Estação, São Pedro, São Miguel do Piauí entre outros”, destaca.

Há nove anos o Brasil perdeu o piauiense Evandro Lins e Silva.


Há nove anos, o Brasil perdeu um advogado que se tornou referência de Justiça, de liberdade e de democracia.
Nascido em Parnaíba-PI, em 1912, ele se consagrou no Rio de Janeiro como um dos mais notáveis profissionais do Direito Penal brasileiro e que em suas próprias contas defendeu mais de mil perseguidos políticos.
'Evandro Lins e Silva foi um arauto da justiça, que lutou pelas causas justas e democráticas e contra as desigualdades sociais. Ao longo de sua vida sempre foi um operador do Direito comprometido com o Estado de Direito, um símbolo de ética e de preocupação com o interesse público, que faz grande falta às causas cidadãs do Brasil de hoje.'(180graus)


SESC Praia tem Centro de Visitação do Tartarugas do Delta

Conheça o Centro de Visitação do Projeto Tartarugas do Delta no SESC Praia, em Luís Correia. O espaço é aberto ao público com visitação gratuita aos sábados e domingos, das 15 às 17h.

O Centro possui vasto acervo das ações do projeto, através de vídeos, material biológico, jogos didáticos, artesanato, explicações técnicas e peças educativas produzidas pelo Tartarugas do Delta, projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

O SESC Praia incentiva a realização de visitas monitoradas pela equipe do projeto.

Confirmada mudança do local dos desfiles das escolas de samba‏ em Parnaíba.

Em reunião realizada semana passada na Secretaria Municipal de Cultura, carnavalescos de escolas de samba e de blocos de sujo aceitaram a mudança do local do desfile das escolas e dos blocos da Avenida Governador Chagas Rodrigues para a Avenida São Sebastião (após o Mirante).
A maioria dos representantes de grupos carnavalescos foi a favor da mudança de local do desfile e julga relevante algumas das vantagens da nova localização, dentre elas citaram a melhor visibilidade para os jurados, contenção do acesso de populares ao corredor da folia, e melhor espaço para a evolução das escolas de samba na avenida.
Este ano a programação do Carnaval de Parnaíba acontecerá no período de 10 a 21 de fevereiro. As inscrições para os concursos de carnaval p´romovidos pela Prefeitura de Parnaíba são gratuitas e acontecerão no período de 23/01 a 03/02, na Secretaria de Cultura, localizada na Praça de Eventos Mandu Ladino das 8h às 13h.


Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Inscrições para 137 vagas da Prefeitura de Caraúbas abre nesta segunda

Começa nesta segunda-feira, 16 de janeiro e prossegue até o dia 25 as inscrições para o concurso público da prefeitura de Caraúbas, na região norte do estado do Piauí, aberto através do Edital Nº 001/2011 com o objetivo de contratar 137 profissionais de nível Fundamental, Médio e Superior.

A jornada de trabalho prevista é de 40h semanais para todos os cargos e a remuneração terá variação de acordo com a escolaridade dos aprovados, entre R$ 545,00 e R$ 1.187,97.

De acordo com a responsável pelo certame, Dinâmica Consultoria, os interessados deverão efetuar sua inscrição nas sedes da prefeitura ou da empresa organizadora (Praça Santo Antônio, nº. 1.009, Shopping Tarcila Broder, sala 209, Centro), mediante apresentação de cópia do RG e comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 35,00 à R$ 100,00.

As provas serão realizadas no dia 12 de fevereiro de 2012 em horário e local a serem informados posteriormente.

Cargos disponíveis:
Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde e Motorista.
Médio: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Digitador, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar de Saúde Bucal, Professor Educação Infantil, Professor Polivalência, Professor 6º ao 9º ano nas disciplinas de Matemática, História, Biologia, Letras, Educação Física, Teologia e Artes, Fonoaudióloga.
Superior: Nutricionista, Odontólogo PSB, Médico PSF e Enfermeiro.

Governo do Estado paga a "micharia" de R$ 500 mil para reformar uma creche.

O Governo do Estado do Piaui, através da Secretaria de Saúde, celebrou o contrato com a Empresa Oasis Construções, para a reforma e adequação do prédio da Creche Risoleta Neves para abrigar setores da Secretaria de Saúde.
Acontece que o preço da simples reforma da creche, está saindo" salgado" para os cofres do Piaui.
Pelo fato do prédio ter pouco mais de 100m², a quantia contratada de R$ 506.026,43 se torna claramente exorbitante para uma simples reforma e adequação.
Para se ter uma ideia, o valor da reforma da Creche Risoleta Neves , daria para construir mais de 20 casas populares.
O Ministério Publico deve ficar atento e apurar se não está havendo superfaturamento nesta e em outras obras do Governo do Estado.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Demolição do dique da Beira-Rio deixou Bairro do Carmo e prédios históricos vulneráveis a enchentes.

O Bairro do Carmo, em Parnaíba, está vulnerável a uma enchente, caso ocorra inverno rigoroso, este ano. O governo do Estado do Piauí ainda não recompôs de concreto o dique de proteção, destruido em abril do ano passado. No local foir erguida depois uma mureta com tijolos de seis furos, incapaz de suportar a força de uma enchente.
A destruição completa do dique foi impedida pelo prefeito de Parnaíba, José Hamilton Furtado Castelo Branco, para quem a demolição só poderia acontecer depois de construído novo dique constante no projeto do Governo do Estado num alinhamento mais próximo da margem do rio. Meses depois, o vice-governador do Estado, Moraes Souza Filho, chegou a admitir numa reunião com vereadores que a demolição foi uma irresponsabilidade do governo ao qual pertence. Ele declarou no início do último mês de dezembro que a construtora quebrou o dique para começar a faturar e completou: “…a verdade é que existe apenas o projeto, não há qualquer convênio, muito menos recursos assegurados”.
Émbora a estação do inverno já tenha iniciado, ainda não foi divulgada pelo governo do Estado ou pela vice-governadoria qualquer providência para proteger os moradores do Bairro do Carmo de uma eventual enchente do Rio Igaraçu.
fonte: Acesse24horas
Edição: Portaldobikanca

A PIADA DO DIA: " Governo festeja plantio de apenas 2 hectares de uva".

Ridículo é o termo mais correto. A exemplo de Wellington Dias,o governador Wilson Martins é convidado a prestigiar um chamado festival da uva em São João do Piauí.
Tinha tanto político especialmente deputados, que acredita-se que faltou uva para os convidados. Algo ridículo, miúdo, vergonhoso bem no estilo Jeca Tatu. O que não deixa de ser lamentável. Esse plantio de uva de São João tão festejado por um segundo governo do Piauí, o primeiro foi de Wellington Dias, é algo hilário de se ver. Como eles são pequenos. É de fazer dó.
Em 2009, Wellington Dias foi ao 1° Festival da Uva e prometeu que a área seria ampliada para mil hectares, a promessa não foi cumprida . Em 2012, Wilson Molim foi lá e fez a mesma promessa. Muito hilário, três anos depois, permanece o abismo entre as promessas e a realidade e os gastos com o evento são maiores que os lucros dos agricultores.
Fonte: Jogo Aberto
Edição Portal do Bikanca

Juliana deve assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

De acordo com a coluna do jornalista Arimatéia Azevedo, publicada no portalaz e jornal o Dia, deverá haver mudanças na equipe do Governado Wilson Martins. Há rumores de que o vice-governador Zé Filho deve ser beneficiado com uma secretaria.
Esta era uma das reclamações do vice, uma vez que é praxe todo vice assumir alguma função no governo ou indicar uma secretaria importante.
Segundo o jornalista, ao vice-governador caberá a indicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que vai ficar com a deputada Juliana Moraes Souza, esposa do vice.
Logo ela que votou contra a verba para a UESPI?

Porto? O Piauí não consegue fazer nem o dos Tatus!

Da Bahia ao Maranhão, todos os estados nordestinos têm dois ou até três portos marítimos. O Piauí, há mais de um século, sonha com seu porto, mas, os nossos políticos incompetentes vergonhosamente não arranjam recursos para concluir nem um pequeno atracadouro em Luiz Correia.
O pior é que não conseguem fazer nem mesmo o Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande do Piauí, destinado a pequenas embarcações do tipo chalana para embarque e desembarque de turistas que procuram conhecer o Delta do Parnaíba. Até o convênio com o Ministério do Turismo para liberação dos recursos deixaram vencer e não iniciaram a obra, tendo que recorrer a renovação do convênio. Como diria o Bóris Cosoy: “É uma vergonha!”
Pode-se perguntar ao atual Governador, que era vice de W. Dias (hoje Senador), onde foi parar o projeto e o dinheiro para construção deste porto?
Gestante passa mal no parto e criança morre em Luis Correia, por omissão.
Nesta semana, a matéria completa... com depoimentos.

Pesquiza engavetada em Luis Correia

Os finais de semana na cidade de Luis Correia, estão marcados por acontecimentos na área politica. Grupos se movimentam, articulando novas alianças e buscando agrupar insatisfeitos para os dois lados que já vem travando uma guerra fria pela cadeira de prefeito da cidade.

As especulações sobre uma provavel candidatura de Pedro do Leite, a prefeito, não passam de boatos. Vimos na quinta-feira(12), a oposição derrubar o veto do prefeito as emendas do orçamento de 2012, ser derrubado com apoio da vereadora do PT "Liduina Almeilda".

Agora, todos discutem a razão que levou o chefe do grupo da situação a não divulgar, o resultado de uma pesquisa onde a pré-candidata "Adriane Prado" aparece com mais de 40% de aceitação, da população e o prefeito com um alto índice de rejeição e bem abaixo na mesma pesquisa, numa verdadeira queda livre, rumo ao abismo da derrota, na eleição deste ano.

Sesc Avenida oferece 125 vagas em sete cursos

Os cursos são realizados por meio do programa SESC de Comprometimento e Gratuidade.
Quem possui boa formação profissional e habilidade para desenvolver as atividades têm mais chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Pensando nisso, o SESC coloca à disposição dos comerciários, dependentes de comerciários e à comunidade de Parnaíba cursos de valorização social, realizados gratuitamente no SESC Avenida, no centro de Parnaíba.
São ofertadas vagas para o processo seletivo para os cursos de Auto-maquiagem (20 vagas), Corte e Costura (20 vagas – tarde e 20 vagas – noite), Design de sobrancelhas (15 vagas), Depilação profissional (15 vagas), Biscuit (20 vagas), Culinária pasta americana (15 vagas) e Saladas para festas (15 vagas).
Os cursos são realizados por meio do programa SESC de Comprometimento e Gratuidade, desenvolvido pelo SESC desde 2009. O projeto oferece gratuitamente os serviços do SESC a comerciários, dependentes de comerciários e a população em geral, cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos. Os editais para seleção dos alunos são publicados no site do SESC www.pi.sesc.com.br.
Atualmente estão abertas as matrículas para o processo seletivo para sete cursos de capacitação profissional realizados gratuitamente no SESC Avenida. Será ofertado um total de 125 vagas. Os cursos serão realizados nos meses de fevereiro e março de 2012.

Prefeita Maninha participa de motocross para mulheres Charmosinhas Off Road em Luís Correia

  No último final de semana, a prefeita Maninha Fontenele marcou presença na primeira edição do motocross exclusivo para mulheres, o "C...