sexta-feira, 15 de março de 2013

Royalties: Dilma promulga lei com novas regras de distribuição dos royalties do petróleo.

Como era esperado, Dilma promulgou na noite desta quinta-feira (14) a nova lei que trata da distribuição dos royalties do petróleo, após o Congresso Nacional ter derrubado os vetos presidenciais à parte do texto original. Segundo informações, a íntegra da nova lei será publicada na edição de amanhã (15) do Diário Oficial da União.
Depois da promulgação, entrará em vigor uma nova fórmula de distribuição dos royalties provenientes da exploração do petróleo que retira parte dos recursos dos Estados produtores (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) e da União, para dividi-los de forma mais igualitária entre todos os Estados brasileiros. O texto aprovado por deputados e senadores sobre as novas regras de distribuição dos royalties do petróleo teve origem no Senado e foi relatado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). 
Pela lei, a União tem sua fatia nos royalties reduzida de 30% para 20%. Os Estados produtores terão redução de 26,25% para 20%. Os municípios confrontantes (que fazem divisa com os produtores) sofrerão a seguinte redução: de 26,25% passam para 17% e chegam a 4% em 2020. Os municípios afetados pela exploração de petróleo também sofrerão cortes: de 8,75% para 2%. Em contrapartida, o percentual a ser recebido pelos estados e municípios não produtores saltará de 8,75% para 40%.
Jornal Agora Parnaiba/Com agências (Brasil, Reuters e iG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANINHA INAUGURA ESCOLA NO POVOADO LAGOA DAS PEDRAS.

 A Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou a reforma da Escola Raimundo Domingos de Sousa, na co...