sexta-feira, 15 de março de 2013

DF distribui vacinas mais eficientes contra o HPV

Ministério da Saúde prevê campanha só para 2014, com outro tipo de medicação.

DF distribui vacinas mais eficientes contra o HPV
Campanha de vacinação começa em abril no DF

O GDF (Governo do Distrito Federal) adquiriu novas vacinas contra o vírus HPV, que causa o câncer de colo útero. Para combater a doença, que no ano passado matou 90 mulheres no DF, o governo lançou campanha de vacinação contra o vírus, que começa em 1º de abril. Cada dose foi comprada por R$ 73, por meio de uma licitação vencida pelo laboratório que produz as vacinas, mais eficientes do que só serão distribuídas pelo Ministério da Saúde a partir de 2014.

O objetivo é imunizar cerca de 64 mil meninas nascidas entre janeiro de 2000 e dezembro de 2002. A campanha em todo o DF começa no dia primeiro de abril. O investimento total foi de R$ 14 milhões.
A diferença entre as vacinas oferecidas pelo GDF e pelo Ministério da Saúde é que as que serão utilizadas pelo governo federal cobrem apenas os tipos de vírus que causam o câncer de colo do útero. A infectologista Valéria Paez explica que a vacina que vai ser utilizada no DF combate quatro vírus causadores, entre eles os dois mais frequentes, que causam infecções benignas.

O secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, alega que a decisão pela vacina mais completa foi técnica e qualquer demora no início da imunização poderia custar vidas. Por isso, até a vacina ser oferecida pelo sistema único de saúde, o DF vai continuar comprando as doses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLUMINENSE-PI PERDE EM CASA PARA O MARANHÃO E ALTOS VENCE O CAMETÁ NO PARÁ.

O Fluminense começou com derrota a sua participação na Série D do Campeonato Brasileiro. O tricolor piauiense perdeu para o Maranhão Atlétic...