sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Prefeitura divulga lista oficial dos aprovados no Teste Seletivo do Curso de Mecânica de Motos

O início do curso está marcado para a próxima segunda-feira, dia 09 de dezembro. As aulas do turno TARDE terão início às 13 horas e do turno NOITE às 18 horas.
A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes divulgou na tarde de ontem (04) a lista oficial dos aprovados e classificados para o Curso de Mecânica de Motos. O início do curso está marcado para a próxima segunda-feira, dia 09 de dezembro. As aulas do turno TARDE terão início às 13 horas e do turno NOITE às 18 horas. Os aprovados que ainda não apresentaram a declaração de escolaridade de no mínimo a 6ª série e a cópia do comprovante de residência, deverão está portando os mesmos no primeiro dia de aula.

Relação dos Candidatos Aprovados para o curso de Mecânico de Motocicletas – Buriti dos Lopes
TARDE
Denis Silva Santos filho
Leandro Ferreira de Carvalho
Gerôncio José da Silva Júnior
Edmilson José Oliveira
Jânio Renan Alves Soares
Airton José Carvalho Mendes
Ambrózio Costa do Amaral dos Santos
Francisco Alex Graciano de Araújo
Leandro Ferreira de Carvalho
Ângelo Máximo Macêdo
Mateus Pereira Machado Castelo Branco
Erick Douglas Ramos Gomes.
Lívio Luiz de Souza Carvalho Filho
Nayana Amorim Gonçalves da Silva
Wellison José dos Santos
Classificados
Carlos Castelo Branco Véras Filho
Francenilson Alves Nunes
Diogo Soares de Araújo.

NOITE
Pedro Henrique Araújo Correia Lima
Francisco José Portela Sousa
Adeilson Mendes da Silva
Pedro Ribeiro dos Santos Júnior
Carlos Amaral Araújo
Francisco Jeffersson Mascarenha dos Santos
José Iran Borges Filho
Francisco da Silva dos Santos
Matheus Paulo dos Anjos de Sousa
José Domingos da Silva
Ecivaldo Francisco do Nascimento
Genoveva dos Santos Lima Percy
Francisco das Chagas da Silva Penha.
Francisco de Assis Santos de Sousa
Marceline da Silva dos Santos
Classificados
Francisco Flávio do Nascimento Silva
Francisco da Silva dos Santos


Por: Frank Cardoso

Prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val é o aniversariante de hoje (06)

Aproveitamos a oportunidade para desejar os nossos sinceros votos de um feliz aniversário e muito sucesso...
Hoje é dia de comemorar o aniversário do governante que está escrevendo um novo capítulo na História buritiense. Feliz aniversário prefeito Bernildo Val, que nesta data importante todos os seus sonhos possam se tornar realidade e que a maturidade conquistada com o passar dos anos possa ser o combustível que você necessite para continuar construindo um Buriti dos Lopes de novos tempos.

Um grande abraço em nome de todos os que fazem a Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes.

Feliz aniversário, muita saúde, paz e sucesso! 


Por: Frank Cardoso

Barbosa manda prender mais quatro réus condenados no mensalão.

Notícias do Brasil - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou hoje (5) a prisão de mais quatro réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Os mandados de prisão foram encaminhados para a Polícia Federal. No dia 15 de novembro, Barbosa determinou a prisão de outros 12 condenados.

Com a decisão, tiveram a prisão decretada: deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado a sete anos e dez meses, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro , em regime semiaberto;  Pedro Corrêa, ex-deputado federal (PP-MT), condenado sete anos e dois meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Bispo Rodrigues, ex-deputado  federal do PL (atual PR), condenado a seis anos e três meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; e Vinícius Samarane, ex-diretor do Banco Rural, condenado a oito anos e nove meses de prisão por lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. 

Somente Samarane cumprirá a pena em regime fechado por ter recebido pena maior de oito anos. Os demais, com penas abaixo de oito, ficarão em regime semiaberto. De acordo com a Lei de Execução Penal, condenados em regime semiberto podem trabalhar dentro do presídio, em oficinas de marcenaria e serigrafia, por exemplo, ou externamente, em uma empresa que contrate detentos.

Barbosa é rejeitado por partidos políticos, "No PR não. Deus me livre".
Os réus João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados e deputado federal (PT-SP), condenado a nove anos e quatro meses de prisão; o ex-assessor parlamentar do PP João Claudio Genu, condenado a quatro anos; e o ex-sócio da corretora Bônus Banval Breno Fischberg, condenado a três anos e seis meses, ainda poderão recorrer em liberdade, por terem direito aos embargos infringistes, outra fase de recursos do processo. - Fonte: Agência Brasil.

Justin Bieber foi preso na Austrália, diz jornal.

O cantor Justin Bieber e membros de sua equipe foram presos no dia 24 de novembro no aeroporto de Brisbaine, na Austrália, durante operação da polícia em busca por drogas, disse o site do jornal "Daily Telegraph", de Sidney, nesta quinta-feira (5). 

Segundo a publicação, os policiais teriam encontrado maconha com um dos membros da equipe. Justin Bieber foi liberado após receber advertência por usar "linguagem inapropriada", segundo o jornal. Ele teria insultado uma agente da polícia.

O homem de 23 anos da equipe de Bieber também foi liberado, mas depois recebeu uma ordem de retornar à Austrália para responder à acusação de importação de drogas, segundo o "Daily Telegraph". Ele deverá se apresentar à corte do país nesta sexta-feira (6).

Segundo a reportagem, eles foram detidos após a ação de dois cães farejadores, que acharam a maconha na mala do homem da equipe. Além de insultar os policiais, Justin Bieber teria se recusado a tirar os óculos escuros e o boné durante a abordagem.

Segundo fontes do jornal, a ofensa dita pelo cantor a uma policial foi: "Você é só uma vagina feminina". Ele e a equipe teriam ficado detidos durante duas horas no aeroporto. Ele havia chegado ao país para uma série de shows em novembro, depois de se apresentar no Brasil no início daquele mês. 
(*) Com informações do G1.

Mandela: Comitê Olímpico Internacional decreta três dias de luto

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decretou três dias de luto na sede da entidade em Lausana, Suíça, pela morte de Nelson Mandela, destacando ainda a forma como o ex-presidente sul-africano valorizou o desporto.
Mandela: "Ninguém nasce odiando uma pessoa por causa de sua cor de pele, origem ou religião. Pessoas aprendem a odiar. E se elas podem aprender a odiar, elas também podem aprender a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que seu oposto."

(*)Com Agência Lusa.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DESCASO : ANIMAIS E PESSOAS DISPUTAM O LIXO A CÉU ABERTO !!!!.

Um verdadeiro descaso,  assim  é como se encontra  o Lixão em Luís Correia, onde pessoas e animais disputam o que resta do lixo orgânico que é  despejado sem nem uma condição de Higienização ou  coleta seletiva para reciclagem.





   O que se ver , são pessoas residindo dentro do Lixão e animais que alimentam de lixo e muitas vezes esses mesmos animais são abatidos e vendidos para população sem nem uma análise por parte da Vigilância Sanitária do Município, Recentemente o Vereador Tião do Caranguejo esteve visitando o que seria um aterro Sanitário e se deparou que pessoas em situação de risco sobrevivendo do Lixão .



Texto de Gil Veras
Fotos de Jean Jorge

Emenda parlamentar prevê R$ 100 milhões para investimentos no IFPI‏

O Instituto Federal do Piauí deverá receber, no próximo ano, 100 milhões de reais para investimentos em reestruturação física e laboratorial. O valor foi indicado para inclusão no Orçamento Geral da União por meio de emenda parlamentar do deputado federal Osmar Júnior (PC do B).

De acordo com o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima, a solicitação dos recursos ao parlamentar foi feita em reunião na semana passada. "Agradeço ao deputado Osmar pela atenção dada ao IFPI. Com a liberação do valor poderemos ampliar nossos investimentos e dar melhores condições de ensino a nossos alunos", destacou.

Paulo Henrique disse, ainda, que os 14 campi em funcionamento e as unidades de Campo Maior, Cocal e Valença do Piauí, que passam a funcionar em 2014, devem ser contempladas com o valor. A previsão é de que os recursos sejam investidos na construção de novas salas de aula, ginásios, ampliação das bibliotecas, refeitórios e auditórios.

Segundo o deputado Osmar Júnior, os parlamentares piauienses indicaram treze emendas individuais e duas coletivas. "Já havíamos apresentado emendas coletivas para a Universidade Federal e para a Estadual. Por isso, indiquei emenda ao IFPI, a fim de que instituição possa executar seu plano de ampliação", concluiu.

Vem aí a Copa do Mundo a Campanha Eleitoral e as Promessas de sempre

Helder Fontenele

Mais um ano se vai, sem funcionamento do Curso de Medicina, ZPE, Aeroporto com voos regulares, Shoppings funcionando, Porto, Linha Férrea, Matadouro, Energia com qualidade, Iluminação pública eficiente, Shopping dos Camelôs, Abastecimento d'água funcionando regularmente em toda a cidade, ruas sem buracos, turismo de qualidade, revitalização do Troca-Troca, reforma do Porto das Barcas, revitalização do Calçadão da Marechal Deodoro, Transporte Público que funcione realmente e não o que vemos na cidade, Paradas de Ônibus, Orla da Pedra do Sal e do Coqueiro, duplicação da Estrada da Pedra do Sal, Hospital do Câncer, Hotel 5 Estrelas prometido e parado por causa de uma simples e única Palmeira, Reforma da Beira Rio, Revitalização do Calçadão Cultural, Manutenção da Ponte Simplício Dias da Silva, Reforma do Prédio da União Caixeiral, Portal de Entrada da Cidade, Cemitério Vertical, Sinalização Turística, Vila Olímpica, Reforma do Estádio Municipal, Construção do Mercado do Campo das Mercedes, Reforma do Mercado da Caramuru, Urbanização da Lagoa do Bebedouro e da Lagoa do Portinho, Reforma do Cais do Rio Igaraçu, Dragagem do Rio Igaraçu, Ciclovias, Creches Modelo, Reforma do CAIC, Delegacias de Policia que funcionem realmente, IML funcionando a contento, Médicos que cumpram seus plantões, Hospital Dirceu funcionado de verdade, Pronto Socorro nos Bairros periféricos, Policiamento Ostensivo que funcione realmente, Climatização das Escolas, Computadores nas Escolas, Professores sendo realmente valorizados. 
Pena que o próximo ano é ano de Copa do Mundo e o povo só vai ter olhos para este evento e esquecer o que de fato é prioridade para ele, só vão ter olhos literalmente para a Brazuca, e o resto que se dane. Devia já estar acostumado com isso mas não consigo, estou de saco cheio desta politicagem baixa, destas promessas eleitoreiras que nunca são cumpridas, destes títulos de cidadania que na grande maioria das vezes não tem nada a ver, com uns contracheques polpudos para quem não trabalha e quem literalmente dá o seu suor fica apenas com migalhas. Enfim, isto é Brasil!
Poderá também gostar de:

ASPI FINALIZA O CIRCUITO DE SURF COM 3ª ETAPA NA PEDRAL

A Associação de surf do Piauí- ASPI finalizará seus trabalhos de 2013 com a realização da 3ª etapa do CPS- Circuito Piauiense de Purf 2013. Será nos dias 14 e 15 de dezembro na praia da pedra do sal.
Muitas ondas serão destruídas pelos melhores  e mais radicais surfistas do litoral piauiense. Alta performance e atitude estarão presente neste evento. A praia da pedra do sal será o point a ser curtido nestes dias.
Sol, mar, garotas lindas e muito surf é o que esperam a todos que vierem badalar este pico de surf. Serão cinco categorias que entrarão no mar e que irão lá fora, no outside, para dropar as melhores ondas do dia.
Na open, teremos uma disputa alucinante entre os atletas do Piauí e Maranhão, Patrick Alves, Pierre Góis, Gilvan fusca, Jean Santos, Flávio Marão, Lucas Mateus, entre outros.  Nesta categoria o surf é de extrema radicalidade.
Na máster, categoria para surfistas mais experientes, Juliano Pimenta,  Alex Arrouche, Herbert Quadrado, Epaminondas, Erlon, Gustavo Batata, Antonio de Pádua e outros disputarão os pontos e premiação que o evento oferecerá.
 Na categoria Junior temos o futuro, os surfistas de alta performance sairão desta categoria, onde muitos já encaram a open, exemplo dos surfistas Ian costa, Rauan, Juliano Santos, Fabrício, Lael, Lucas Noronha, Carlos André,....
Na mirim a garantia de que o surf piauiense terá longa vida, pois nesta categoria os futuros surfistas radicais se preparam para encarar novas ondas e manobras que um dia irão executar, os locais da pedral dominam a categoria, Amauri, Josè Lucas, Rodrigo,Igor entre outros.
A iniciante é uma categoria a parte, dela sairão surfistas já com experiência em competição direto para suas respectivas categorias , de acordo com sua idade, os surfistas em destaque, Felipe Morais, Pedro, Ícaro e Régis.
Será um show de surf para todos que se deliciam com a plasticidade das manobras que o esporte proporciona a quem assiste.
 A grande novidade será a escolha da garota surf 2013, a ASPI em parceria com a AK beach promoverá um desfile de lindas garotas bem trajadas com biquinis da AK beach nas areias da pedral.
Desta etapa iremos conhecer os campeões de 2013. Aloha.
A 3ª etapa tem patrocínio de: GRANJA IELNIA, SEBRAE, PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA, DEP. ESTADUAL JULAINA MORAES SOUZA,  AUTO ESCOLA JJ RABELO, SIGNATURE, MOURA CONFECÇÕES, AK BEACH, ACADEMIA EVOLUÇÃO, NOVA SCHIN, DUELLO, CIRCULANDO COMUNICAÇÕES, SORVETERIA ARAÚJO,  IGUATEMI, CLIP TURISMO, NEGUINHO HOT DOG, SHOPINFOR, UNIFARMA, GERMANO MULTIMARCAS, CINE FOTO IRMÃOS VIEIRA, BGK, PANIMIX, PRÉ CURSOS, PRANCHAS DS,TV DELTA, MB BUFFET, PIZZARIA BLACKWHITE E PRORAD.

Texto: Deodato Silva; Fotos Chico Rasta

Caxingó ganha seu primeiro bebê nascido em um centro de saúde do município

De acordo com informações da equipe do centro de saúde, o sentimento por fazer parte de um acontecimento inédito para o município é de alegria e satisfação.

Dra. Ilvanete a criança e a mãe
A cidade de Caxingó ganhou seu primeiro bebê nascida em um centro de saúde do município. Esta foi à primeira criança que nasceu na cidade com auxilio de médicos e técnicos de enfermagem. O nascimento aconteceu por volta das 9h50 da manhã desta quarta-feira (04).

O parto aconteceu no centro de saúde Clarindo Rodrigues de Carvalho e foi conduzido pelas médicas Dra. Ilvanete Beltrão e Dra. Eliane Maria Melo com auxilio das técnicas de enfermagem Elza Portela e Antonia Karla.

A mãe da criança Fernanda Silva Martins de 18 anos disse que a bebê se chamará Talita. As duas passam bem. O parto que foi um sucesso, e faz renascer a esperança de que futuras crianças do município poderão nascer na cidade de Caxingó. Aí sim, serão caxingoenses natos.

O sucesso no parto desta caxingoense recém-nascida mostra que a saúde do município está sendo bem conduzido e que os esforços que estão sendo feito, não estão sendo em vão. De acordo com informações da equipe do centro de saúde, o sentimento por fazer parte de um acontecimento inédito para o município é de alegria e satisfação.

Equipe médica do centro de saúde de Caxingó

A bebê nasceu com saúde 
Por: Frank Cardoso

SOCIOBIODIVERSIDADE DA ILHA

Dia 13 será lançado no Porto das Barcas o projeto SÓCIO BIODIVERSIDADE DA ILHA, patrocinado pelo Tropical Forest Coservation ACT-TFCA. Esse projeto visa fortalecer as comunidades da Ilha Grande de Santa Izabel envolvidas em esforços de conservação e manejo sustentável dos recursos naturais. Será as 17hs

Governador Wilson Martins, vice Zé Filho e prefeito Bernildo Val participam de procissão de Santa Luzia

A procissão de Santa Luzia é uma festa tradicional no município de Buriti dos Lopes que mobiliza devotos de todas as cidades da região norte do estado e até de outros estados.
O governador do estado do Piauí participou da procissão de Santa Luzia nesta terça-feira, (03), no percurso entre a sede de Buriti dos Lopes e o povoado Barra do Longá. Acompanhado do prefeito da cidade, Bernildo Val, do vice-governador Zé Filho, deputada Juliana Moraes Sousa, deputado Ismar Marques, vice-prefeito Bruno Pieca, vereadores e lideranças políticas do município, o governador percorreu grande parte da procissão, assistiu a missa, cumprimentou populares e ficou no povoado por várias horas.


A procissão de Santa Luzia é uma festa tradicional no município de Buriti dos Lopes que mobiliza devotos de todas as cidades da região norte do estado e até de outros estados.

Após a procissão, Wilsão ao lado de Zé Filho lembrou que o Estado vem trabalhando para garantir investimentos para Buriti dos Lopes. O governador, disse ainda que é importante estar sempre ao lado da comunidade para aproximar os desejos do povo das ações do Governo. Wilson Martins agradeceu ao prefeito Bernildo pelo convite e prometeu retornar á Buriti dos Lopes em breve para reinaugurar o hospital.





Por: Frank Cardoso

Está faltando "Ética" entre os pares na Câmara Municipal de Vereadores de Parnaiba.

Está faltando "Ética" entre os pares na Câmara Municipal de Vereadores de Parnaiba. Nesta semana, foi lido um texto onde ofendia o vereador de primeiro mandato, conhecido como "Foguinho".
Em nota uma associação sei lá das quantas repudiava, a maneira como o irmão do vereador Foguinho, em redes sociais se referia a todos os vereadores de Parnaiba, de maneira ofensiva.
Mas, nada se justifica a falta de Ética e respeito a um membro da casa em se ler algo mais baixo do que se foi publicado pelo irmão do vereador.
Erraram feio os vereadores de Parnaiba. Errou essa tal associação, em tornar público algo que poderia ter sido resolvido de maneira interna.
Vocês vereadores ao aceitarem a ofensa (se é que é ofensa o que o irmão do vereador escreveu) rebaterem de forma vergonhosa, deixando o Foguinho, de cabeça baixa, chorando no plenário.
Falta respeito entre vocês mesmos, foi isso que vocês demonstraram, além de falta de preparo.

O que é Ética e Moral:

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cocal: Prefeitura leva água encanada para Bairro 90


O prefeito Rubens Vieira esteve na manhã deste domingo (01/12), no Bairro Nossa Senhora de Fátima (Bairro 90), para conferir de perto a reativação do chafariz, que foi totalmente revitalizado e equipado, além da conclusão das obras de canalização que beneficiará dezenas de moradores daquele bairro. 

De acordo com o prefeito, o fornecimento de água encanada à população deste bairro, é uma antiga reivindicação dos moradores, que somente agora na gestão 'O FUTURO A GENTE FAZ AGORA', os mesmos estão realizando este sonho de terem água encanada em suas residencias, uma vez que o fornecimento do liquido precioso só era possível graças à alguns poços particulares. 


Ansiosos com o termino da obra, muitos moradores daquele bairro fizeram questão de ajudar de forma gratuita nos trabalhos. A meta é terminar os trabalhos na data de hoje (01/12). "Não vejo a hora de poder tomar um banho de chuveiro e ver a água saindo nas torneiras da minha casa", disse um dos trabalhadores que será beneficiado.

O prefeito que trocou o descanso do final de semana para está ao lado da população, mostra que a atual gestão municipal é especialmente voltada para uma melhor funcionalidade e conforto da população cocalense, que ha muitos anos na história desse município, não viam uma administração voltada aos interesses do povo.

Prefeitura de Cocal entrega utensilios para Unidade de Fisioterapia e inicia a construção de uma UBS

Na foto: Eliane Cardoso-Sec. de Saúde Municipal e Jociane Mayara- Coord. da Unidade de Fisioterapia de Cocal

Na ultima quinta-feira (28/11), a prefeitura de Cocal, através da Secretaria de Saúde, entregou materiais e aparelhos eletrotermoterapêuticos para a Unidade de Fisioterapia, que funciona em um prédio anexo ao Hospital Joaquim Vieira de Brito.
Os itens entregues foram: 03 Teens; 02 aparelho de Ultrassom; 01 Lâmpada de Infravermelho; 01 Pedestal; 04 Coxins; 05 Bolsas Térmicas; 02 Halteres de 3 kg e 05 Faixas Elásticas- Theraband. 

Os equipamentos fisioterápicos custaram R$ 7.800,00 (sete mil e oitocentos reais), oriundo de recursos próprios do município.


Em pleno domingo, maquinas da prefeita trabalham preparando terreno para inicio de obras

A Prefeitura de Cocal, deu início neste domingo (01/12), a preparação de um terreno na Av: Raimundo Alves Pereira, onde funcionava a quadra de esportes da antiga CNEC. No local será construída a primeira UBS (Unidade Básica de Saúde).

O município de Cocal foi contemplado com cinco U.B.S., que serão erguidas com recursos do Ministério da Saúde e adquiridos pela atual administração, através da aprovação de projetos bem elaborados.

Procurador denuncia acúmulo ilegal de empregos públicos por professor em Buriti dos Lopes

O procedimento foi instaurado a partir de denúncia de possível acúmulo irregular de cargos e empregos públicos por profissionais da Educação do município.

Professor Junior Percy
O procurador do município de Buriti dos Lopes, Dr. Vilmar Oliveira Fontenele instaurou procedimento preparatório para investigar e posteriormente denunciar o acúmulo ilegal de empregos públicos pelo professor Raimundo Nonato Lima Percy Júnior, o Júnior Percy.

O procedimento foi instaurado a partir de denúncia de possível acúmulo irregular de cargos e empregos públicos por profissionais da Educação do município. 

Segundo ofícios e portarias em anexo ao processo que deverá ser encaminhado ao Ministério Público Federal, Júnior Percy estaria acumulando 04 (quatro) cargos de professor nos estados do Piauí e Maranhão, com uma carga horária de 120 horas semanais.

Dr. Vilmar Fontenele enviou carta ao Portal Boca do Povo, já que o ‘professor’ teria comentado em um blog da cidade que o ato da Procuradoria do Município seria perseguição política. Junior Percy foi vereador de Buriti dos Lopes por 04 anos, exercendo ainda o cargo de presidente da Câmara Municipal de 2011 a 2012. Junior Percy foi candidato nas últimas eleições a prefeito e foi derrotado nas urnas.

Veja abaixo alguns trechos da carta da Procuradoria:

“Os atos da Procuradoria Geral do Município de Buriti dos Lopes referenciados por Percy Junior onde este classifica de perseguição política estão fundamentados nos princípios constitucionais da administração pública: LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA.”

“Temos conhecimento de que no município de Buriti dos Lopes servidores públicos sublocam o emprego, ou seja: contrata particulares para prestarem o serviço em seu lugar. Vamos investigar e tomar as medidas legais que o caso requer no momento oportuno.”

“... no Piauí mais de 4.000 servidores acumulam ilegalmente cargos ou emprego público, isto é apropriação de dinheiro público, isto é crime e não PERSEGUIÇÃO POLÍTICA como alega o professor Junior em seu manifesto, e estes servidores deveriam estar lá na Papuda fazendo companhia aos mensaleiros, pois se enquadram no mesmo tipo penal capitulado no artigo 312 do Código Penal...”

“Se apropriar do DINHEIRO DA EDUCAÇÃO é roubar a consciência das crianças, recebendo o dinheiro público e não prestando o serviço, E NÃO PERSEGUIÇÃO POLÍTICA COMO ALEGA O PROFESSOR. Não acredito que um professor, por mais brilhante que seja, consiga trabalhar 120 horas semanais em dois Estados e três municípios e em horários compatíveis.”

“Considerando que uma semana tem cinco dias letivos, que cada dia 24 horas, se perfaz exatamente 120 horas, dessa forma o referido professor tem somente o SÁBADO e o DOMINGO para as suas necessidades básicas, dormir, se alimentar, tomar banho, etc., muito pouco para um mortal.”

ABAIXO A CARTA DO PROCURADOR DO MUNICÍPIO E OS OFÍCIOS DAS ESCOLAS E PORTARIA QUE PROVAM O ACÚMULO DE CARGOS DO PROFESSOR JUNIOR PERCY.







Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Iluminação Pública domina debates na Câmara Municipal na primeira sessão do mês

              Vereadora Neta pede recuperação de iluminação pública
Parte dos debates entre vereadores, na primeira sessão ordinária do mês, na Câmara Municipal, foi em torno do tema iluminação publica. Eles discutiam um requerimento apresentado pela vereadora Neta Castelo Branco, solicitando a urgente recuperação da iluminação das vias públicas localizadas no Bairro João XXIII, que, segundo a vereadora, tem contribuído para o aumento nos casos de violência dentro do citado bairro.

“A execução desses serviços virá atender as reivindicações daquela população, que anseia pelo benefício, o que certamente vai dar maior segurança e tranquilidade para quem anda pelas ruas daquele bairro”, destacou Neta, afirmando que já manteve contato neste sentido com o prefeito Florentino Neto, que sinalizou positivamente pelo atendimento à reivindicação.

O vereador Carlson Pessoa, líder da oposição, comentando que a cidade encontra-se às escuras e sugerindo a ida à Câmara do secretário de infraestrutura Heleno Maia e do responsável pela iluminação pública José Igreja, lembrou que a presença dos dois seria importante para explicarem que planos existem para recuperação a iluminação da cidade. “Apesar da prefeitura haver rompido o contrato com a empresa que cuidava desses serviços, continua cobrando a taxa de iluminação pública”, disse o vereador.

Ronaldo Prado, em aparte, disse que a iluminação pública em Parnaíba nunca teve tanta atenção quanto na gestão passada e na atual. E citou que a Prefeitura já conta com uma equipe implantada, responsável pelos serviços, tendo à frente o técnico José Igreja, “uma pessoa de grande experiência no setor. Parnaíba nunca esteve tão iluminada”, destacou. Outros vereadores também se pronunciaram com elogios à atitude do prefeito em criar a equipe que está em fase de implantação, mas que já mostra resultados. O vereador Gerivaldo Benício enalteceu a recuperação da iluminação do Mercado da Guarita, que passa por melhorias, “fato que vai acabar com a cracolândia e o antro de prostituição que havia no local”, citou. O vereador Renato Bitencourt, por seu turno, aproveitou para agradecer também a recuperação da iluminação da ponte Simplício Dias, por ele requerida há alguns meses.

SESC Beira Rio será reinaugurado dia 13 de dezembro

O Superintendente Municipal de Esporte, Arlindo Leão, foi recebido pelo Dr. Valdeci Cavalcante, presidente do Sistema Fecomércio- PI e obteve deste a informação de que no próximo dia 13 de dezembro, às 19h, serão inauguradas as reformas do Centro de Atividades “Ranulpho Torres Raposo” (Sesc/Beira Rio).

Trata-se de um dos centros esportivos mais bem estruturados do Nordeste e que virá neste momento em que mais de 30 modalidades estão em plena atividade em Parnaíba; desenvolvendo ainda mais o esporte em nossa cidade.

Fonte: Superintendência de Esporte de Parnaíba

Prefeitura anuncia R$ 40 milhões em caixa: a que preço?!(*)

O Prefeito Florentino Neto (PT) anuncia aos quatro cantos da cidade, em coro com seus assessores, que dispõe de R$ 40 milhões em caixa para “transformar” Parnaíba em um canteiro de obras no próximo ano. Razoável o tempo de 9 anos para descobrir o que fazer numa prefeitura!
Fico intrigado com a suposta eficiência administrativa que resulta nesta economia. Em tempos de crise, dever-se-ia enaltecer a competência de guardar tanto dinheiro não fosse a inoperância da gestão nos mais diversos serviços que o poder público local deveria estar prestando à população parnaibana.
Este fato nos remete a algumas reflexões: primeiro, que estratégia é essa de querer mostrar num ano de eleição que está se fazendo o que não se fez em 9 anos? Parnaíba não é nenhuma “Morro Cabeça no Tempo”, com meus respeitos a esta pobre cidade que fica no sul do estado onde os políticos de lá agem administrativamente visando tão somente retorno eleitoreiro; segundo, a que preço se construiu essa “poupança”, pois os serviços públicos permanecem medíocres tanto quanto nos 8 anos do governo anterior e que ele mesmo (Florentino) reconheceu em campanha, dizia que iria “revolucionar” a gestão (leia-se os seus discursos e o plano de governo); terceiro, este valor não atende o básico e prioritário às populações mais carentes desta cidade, comunidades desassistidas historicamente, mas que amargam desprezo notadamente nestes últimos 9 anos.
Vamos a um exemplo concreto, apenas um entre tantos: ineficiência e falta de abastecimento d’água nas comunidades Alto do Moreno, Alto do Batista, Chafariz, Rosápolis, Parque José Estevão, Lagoa da Prata, Km 12 ao 16, Baixa da Carnaúba, Olho D’água, dentre outras. E o transporte público, e o matadouro, e a saúde, e a educação, e o “piscinão”, e os banheiros do São Vicente de Paula, e a pavimentação, e as praças, e os camelôs, e os mercados da Guarita, Fátima e Caramuru, e o trânsito, e... já chega!!! Só para lembrar que tudo isso era parte de um discurso forte, contundente e balizador de uma gestão que seria democrática, transparente e eficaz. Já passamos quase um ano e nada disso foi feito.
Com o agravante conhecimento de causa do prefeito sobre a “máquina” administrativa!
Como a estratégia do gestor é “fazer bonito” no ano da eleição, certamente prioridades levantadas nos fóruns de “orçamento participativo” serão contempladas ou não... Como diz um assessor do prefeito e que não pode ser revelado senão perde a boquinha: “o homem tem tudo esquematizado para o próximo ano!”.
Não consigo compreender como se deixa de cuidar da cidade, cuidar das pessoas. Daquilo que é mais elementar, daquilo que pode proporcionar o alívio de dor da maioria dos parnaibanos que sofrem ao ver seus filhos migrando para outros centros por falta de oportunidade, sofrem em busca de tratamento de saúde em Teresina por que aqui, apesar de ter a gestão plena ainda não se conseguiu fazer o elementar da sua competência que é o atendimento de urgência e emergência. A propósito, como estão nossos postos de saúde? Você conhece algum que tenha capacidade instalada técnica e operacional a ponto de evitar a ida de quem precisa ao inevitável “Dirceu Arcoverde”? Mesmo que seja para arrancar uma unha...
Talvez o governo federal tenha acertado em cheio ao impor a municipalização desses setores, obrigando constitucionalmente o gestor a investir 25% e 15% em educação e saúde, respectivamente (sim isso é investimento, para muitos é “gasto”). Estaria na hora de ampliar estes índices? Talvez só assim pudéssemos ter mais recursos nestas áreas. Com tanto dinheiro em caixa, a prefeitura de Parnaíba não investe quase nada com recursos próprios, o que leva a dedução de que não há compromisso com a sociedade, pois estes são os pilares para quem se propõe a promover o bem-estar social, razão maior do governo, aplicando corretamente os recursos públicos e garantindo mais qualidade de vida à população.
As críticas que faço têm sido sistemáticas por que sinto a flacidez na gestão. Dizem uma coisa e fazem outra. Prometeram o céu e nem sabem o caminho. Gestão obtusa!
O fazer exige três condições básicas: conhecimento do que se quer fazer (saber); desejo de fazer (querer); e, sentimento empregado no fazer (amor). Sem saber, sem querer e sem amar o que faz, dificilmente vai se ter atitude de execução balizada no respeito, na humildade e no compromisso que se deve assumir, especialmente quando tratamos com a coisa pública.
Destes R$ 40 milhões quanto será empregado nestas comunidades: João XXIII, Alto do Moreno, Alto do Batista, Chafariz, Rosápolis, Parque José Estevão, Lagoa da Prata, Km 12 ao 16, Baixa da Carnaúba, Olho D’água?? É esperar para ver!!!
(*) Fernando Gomes, sociólogo, cidadão, eleitor e contribuinte parnaibano.

Projeto Biomade leva Associação Trançado da Ilha para Expominas

A Associação Trançados da Ilha, apoiada pelo Projeto Biomade, participará entre os dias 3 e 8 de dezembro da 24ª Edição da Feira Nacional de Artesanato, no Expominas, em Belo Horizonte.

 O projeto Biomade patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, contribui com a Associação Trançados da Ilha estimulando a participação das artesãs em eventos com o objetivo de ajudar na comercialização dos produtos, divulgação do artesanato piauiense e consequentemente, aumentando a renda dos artesãos. “Nossa proposta é levar a mensagem de conservação através do artesanato como ferramenta de sensibilização ambiental, valorização do trabalho e identidade local” afirmou Werlanne Magalhães coordenadora do projeto.

Em 2012 a Expominas movimentou cerca de U$ 1 milhão no local e mais de 150 mil visitaram os stands. Este ano os organizadores esperam superar as vendas do ano passado e aguardam cerca de 200 mil pessoas.

Delegados de Parnaíba serão denunciados ao Secretário de Segurança Robert Rios

A vereadora Neta Castelo Branco, presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, apresentou na noite desta segunda feira um requerimento, aprovado pelo plenário, no qual solicita que seja encaminhada correspondência ao secretário de Segurança, Robert Rios, solicitando informações a respeito do funcionamento das delegacias e distritos policiais da cidade, bem como da Central de Flagrantes, notadamente no que diz respeito a horários e à disponibilidade dos delegados titulares destas delegacias.
                                 Vereadora Neta Castelo Branco

De acordo com a vereadora, são inúmeras as reclamações por ela recebidas, dando conta de que alguns delegados de Parnaíba somente comparecem aos seus locais de trabalho no período de segunda à quinta feira. Em algumas ocasiões, “quando o cidadão faz o registro de alguma ocorrência e que é necessária a presença do delegado, é necessário que alguém telefone para que este compareça, algum tempo depois, para cumprir sua obrigação”.

“Vale salientar que estas ocorrências estão causando transtornos aos parnaibanos, que necessitam de serviços ágeis e eficientes, para que possam solucionar seus problemas”, enfatizou a vereadora, destacando a necessidades de providências urgentes por parte do secretário Robert Rios Magalhães, para que fatos desta natureza não continuem ocorrendo.

Em aparte, os vereadores André Neves e Carlson Pessoa solidarizaram-se com Neta Castelo Branco,  reconhecendo também as deficiências existentes nas delegacias e prometendo empenho junto juntos aos representantes do Governo do Estado, a fim de que tais problemas sejam solucionados.
Ministério Público Arquiva Denúncias contra a Presidente da Câmara



A vereadora e presidente da Câmara Municipal, Neta Castelo Branco, no início da sessão desta segunda feira, fez a leitura do documento transcrito abaixo, com referência à posição do Ministério Público que a inocentou de acusações a ela feitas por uma ex- assessora da Câmara Municipal, Maria Eliane Alves dos Santos. Eliane acusava a vereadora Neta de tê-la contratado para uma função “fantasma”. Eis o teor da nota, lida no plenário da Câmara:

“Venho informar aos meus queridos amigos e cidadãos parnaibanos que o Ministério Público do Piauí, através da Promotoria de Justiça Civil da Comarca de Parnaíba, que trata da defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos, decidiu ARQUIVAR o Procedimento Investigatório Preliminar – PIP N° 001-027/2013, que apurou suposto “desvio de conduta” da minha pessoa, na contratação da ex- servidora da Câmara Municipal de Parnaíba, senhora Maria Eliane Alves dos Santos.

Após três meses de diligências e investigações, o Excelentíssimo Senhor promotor Antenor Filgueiras  Lobo Neto, promoveu o arquivamento do feito, tendo o comunicado à Câmara Municipal através do Ofício n° 018-11/2013 na data de 29 de novembro de 2013, tendo constatado, de plano, “que as acusações são inverídicas e sem lastro probatório”. E que os fatos e os documentos “apontam no sentido da “inocência integral” da investigada, no caso Vereadora Francisca das Chagas Castelo Branco Neta”.
                      Denúncias tiveram repercussão  na imprensa

Cumpre esclarecer que toda a documentação solicitada por aquela promotoria foi enviada pela Câmara Municipal a fim de sanar qualquer acusação levantada pela Senhora Maria Eliane Alves dos Santos. O vasto conjunto probatório produzido, em um total de 155 páginas, analisadas cuidadosamente pelo Ministério Público do estado do Piauí, não deixaram dúvidas de que não houve má-fé nem irregularidades na minha conduta.

Desde o início firmei minha postura em negar cada uma das acusações a mim dirigidas. E agora ficou comprovada a minha palavra. Todos os fatos alegados pela denunciante foram atribuídos a minha pessoa, que por várias semanas estampei fui notícia nos meios de comunicação locais, sendo acusada de controlar funcionário “laranja” para uma função que seria “fantasma”, visto que aquela senhora nunca teria dado um dia de serviços no Legislativo. Vi meu nome e minha honra sofrerem acusações injuriosas, difamatórias e caluniosas.

Mas neste momento venho provar minha inocência, baseada no arquivamento de Procedimento Investigatório Preliminar, promovido pelo Ministério Público, que entendeu pela inexistência de qualquer fundamento nas acusações promovidas pela Senhora Maria Eliane. Restou comprovado que não cometi nenhuma conduta irregular ou antiética, e que continuo a honrar toda a credibilidade que me foi confiada.

Assim, restabeleço meu nome e a minha honra, não só como pessoa digna, mas também como pessoa pública que sou, na condição de Vereadora e atualmente Presidente do Legislativo Municipal.

Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio e a compreensão recebidos dos amigos, da família e principalmente daqueles que me confiarem seu voto".

Iluminação Pública domina debates na Câmara Municipal na primeira sessão do mês

              Vereadora Neta pede recuperação de iluminação pública
Parte dos debates entre vereadores, na primeira sessão ordinária do mês, na Câmara Municipal, foi em torno do tema iluminação publica. Eles discutiam um requerimento apresentado pela vereadora Neta Castelo Branco, solicitando a urgente recuperação da iluminação das vias públicas localizadas no Bairro João XXIII, que, segundo a vereadora, tem contribuído para o aumento nos casos de violência dentro do citado bairro.

“A execução desses serviços virá atender as reivindicações daquela população, que anseia pelo benefício, o que certamente vai dar maior segurança e tranquilidade para quem anda pelas ruas daquele bairro”, destacou Neta, afirmando que já manteve contato neste sentido com o prefeito Florentino Neto, que sinalizou positivamente pelo atendimento à reivindicação.

O vereador Carlson Pessoa, líder da oposição, comentando que a cidade encontra-se às escuras e sugerindo a ida à Câmara do secretário de infraestrutura Heleno Maia e do responsável pela iluminação pública José Igreja, lembrou que a presença dos dois seria importante para explicarem que planos existem para recuperação a iluminação da cidade. “Apesar da prefeitura haver rompido o contrato com a empresa que cuidava desses serviços, continua cobrando a taxa de iluminação pública”, disse o vereador.

Ronaldo Prado, em aparte, disse que a iluminação pública em Parnaíba nunca teve tanta atenção quanto na gestão passada e na atual. E citou que a Prefeitura já conta com uma equipe implantada, responsável pelos serviços, tendo à frente o técnico José Igreja, “uma pessoa de grande experiência no setor. Parnaíba nunca esteve tão iluminada”, destacou. Outros vereadores também se pronunciaram com elogios à atitude do prefeito em criar a equipe que está em fase de implantação, mas que já mostra resultados. O vereador Gerivaldo Benício enalteceu a recuperação da iluminação do Mercado da Guarita, que passa por melhorias, “fato que vai acabar com a cracolândia e o antro de prostituição que havia no local”, citou. O vereador Renato Bitencourt, por seu turno, aproveitou para agradecer também a recuperação da iluminação da ponte Simplício Dias, por ele requerida há alguns meses.

Prefeita Maninha participa de motocross para mulheres Charmosinhas Off Road em Luís Correia

  No último final de semana, a prefeita Maninha Fontenele marcou presença na primeira edição do motocross exclusivo para mulheres, o "C...