sexta-feira, 20 de junho de 2014

Motolância que poderia salvar vidas, serve de enfeite no pátio do SAMU em Parnaíba

Motocicleta a vários meses sem uso, serve somente de enfeite. Foto: Bruno Santana

Idealizada para oferecer uma resposta operacional rápida, eficaz e segura por parte do SAMU 192, a “motolância” é um equipamento muito mais ágil que uma ambulância, pois pode passar por lugares difíceis, cortar caminhos e chegar mais rápido ao local chamado.

Equipamento que poderia salvar vidas é esquecido e abandonado pelo poder público municipal. Foto: Bruno Santana
Em diversas partes do mundo, estudos mostram a redução da morbimortalidade tanto em eventos decorrentes de trauma quanto de causas clínicas, em decorrência do atendimento pré-hospitalar com menor tempo-resposta. Nesta condição, menores são as sequelas, menores as complicações, menor o tempo de internação e menor o custo total do tratamento.


Em um atendimento de emergência, cada minuto sem socorro acarreta em 10% de complicações ao estado de saúde do paciente. Por isso, a chegada rápida do Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu) é fundamental para salvar vidas.
Enquanto a população carece de agilidade, a Secretaria de Saúde mantém a motolância parada. Foto: Bruno Santana
O Serviço de atendimento Móvel de Urgência - SAMU, em Parnaíba, já conta com uma motolância, porém NÃO A UTILIZA. O veículo que tem um custo de aquisição estimado em cerca de R$ 25 mil, está estacionado no pátio do Serviço, SEM USO.
Motocicleta completamente empoeirada pelo tempo e em função do não uso. Foto: Bruno Santana

A reportagem do Tribuna de Parnaíba.com, procurou por diversas vezes entrar em contato com o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, para obter maiores informações da não utilização do referido veículo, porém todas as vezes que fomos à Base do SAMU, fomos informados da ausência do coordenador e que, seria mais fácil encontrá-lo no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, onde o mesmo é enfermeiro.

A continuar assim, a próxima foto poderá ser dessa motocicleta escondida em algum pátio municipal. Foto: Bruno Santana
De acordo com as normas de utilização da motolância, assim que um carro com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é acionado, uma “motolância” deveria acompanhá-lo para iniciar os procedimentos, até a chegada da ambulância.


Quanto aos equipamentos e materiais, as Motolâncias, estão equipadas com:

Cilindro de oxigênio de alumínio compatível com o volume do baú de carga ou da mochila própria para transporte (existem vários formatos de tamanhos de cilindros que pode se adaptar ao baú ou mochila de transporte). 
Colar cervical (P, M, G); 
Desfibrilador externo automático (DEA); 
Luvas de procedimento e estéreis;
Ataduras, compressas, gazes;
Talas de imobilização de diversos tamanhos; 
Material de venopunção (incluindo seringas e cateteres de diversos tamanhos); 
Material de via aérea básica (cânula de Guedel, máscara de oxigênio 
com reservatório, cateteres de O2, ressuscitador manual adulto/infantil 
com reservatório); 
Estetoscópio e esfigmomanômetro; 
Oxímetro portátil;

Medicamentos e soluções poderão ser utilizados, desde que sempre sob orientação do Médico Regulador da Central de Regulação das Urgências – SAMU 192 e de acordo com protocolos padronizados pelo serviço, a fim de propiciar o rápido início do atendimento no local.

Fonte: Tribuna de Parnaíba 
Por Bruno Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Operação Jet Ski" é deflagrada e mandados da Justiça são cumpridos em Parnaíba e outras cidades

A operação resultou na apreensão de diversos documentos, aparelhos eletrônicos, celulares e pendrives. "Operação Jet Ski" é deflag...