sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Servidores públicos de Santana do Maranhão, fazem manifestação para cobrar direitos que não estão sendo cumpridos pela atual gestão.



Fonte: Santana em foco

O povo insatisfeito contra os desmandos praticado pela atual gestão de Santana do Maranhão,  protestaram hoje 9 de Novembro pelas ruas e em frente ao poder legislativo e executivo. Com palavras de ordem e um grito preso na garganta de longe se ouvia o clamor de um  povo insatisfeito.
O SINSEPUSMA "Sindicato dos servidores públicos de Santana" na pessoa do presidente Francisco Tavares liderou o evento, pacífico e ordeiro.
Várias pessoas usaram o microfone para reivindicar ações como:
Salários atrasados
Políticas públicas na saúde e Educação,concerto das pontes e etc.

Santana acordou e aprende mesmo que tímida a reivindicar seus direitos









quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Aumento de impostos no Piauí: o que ainda não falaram

Recentemente, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, após tormentosas sessões, deliberou sobre o Projeto de Lei oriundo do Executivo, ou seja, elaborado pelo governador do Estado.
Infelizmente, o Estado do Piauí opta pela pior escolha possível para o atual momento, mesmo sendo exposto aos quatro cantos as palavras crise x falta de caixa x empréstimos e outros termos que nos remetem a um Estado supostamente falido, por outro lado, não observa-se por parte da Administração pública, nenhuma tentativa razoável de diminuição desses gastos, vejamos, o número de secretarias do Estado, a criação de novas coordenadorias e consequentemente o incremento da folha de servidores, tornando o Estado grande demais.
Empresários protestam na Alepi contra projeto que aumenta impostos (Foto: Édrian Santos/OitoMeia)
As vezes penso que vivemos em uma autocracia, distante da utópica democracia, vejamos, quais as decisões dos políticos que respeitaram a vontade popular? Não lembro de ter havido discussão, até por meio de plebiscito mesmo, sobre temas que impactam a população diretamente, não lembro da população de Teresina ser consultada sobre o sistema Uber e congêneres, mas lembro de uma lei municipal o vetando, mesmo sabendo que a população é a favor do sistema.
Agora vejo mais uma decisão “de cima pra baixo”, o aumento da alíquota do ICMS, trocando em miúdos, o combustível e a energia elétrica ficarão mais caros, portanto não se assuste se a gasolina ficar no patamar ou acima de R$ 4,00, saiba identificar o culpado por esse abuso.
O engraçado disso tudo, é que observei alguns deputados defendendo o indefensável, alegando que o Projeto seria benéfico, pois estava concedendo o REFIS, ou seja, a possibilidade de parcelamento dos débitos atrasados, porém o deputado se esqueceu que a grande maioria dos piauienses, e gente honesta e cumpridora de suas obrigações, de forma que tendo REFIS ou não, pouco importa, o que importa é lesividade desse aumento nesse momento.
Muito embora seja divulgado crise, não vejo nenhum Poder (Executivo, Legislativo, Judiciário) fazendo as devidas economias, é como se a crise somente tivesse um alvo, o cidadão de bem, que ajuda a eleger o político, porém que não se sente representado.
Um grande exemplo da falta de foco nos problemas que levam o Brasil a situação de instabilidade financeira, está na própria Reforma da Previdência, onde tentam impor mudanças rígidas a parte mais fraca da relação, ou seja, aos beneficiários do Regime Geral da Previdência Social, esquecendo-se do real causador de todo o déficit da previdência do Brasil, que sejam os Regimes Próprios, principalmente dos servidores públicos.
Considerando os últimos acontecimentos, a crise no País é grave, é além de financeira, é moral, tenho saudade da Democracia de verdade, aquela de Ronald Reagan, que elevou os EUA a potência máxima, pois acreditou no potencial de seu povo, aqui falta isso, em vez de termos administradores comprometidos com o potencial de nossa gente, insistem em brincar com nossa inteligência, triste.

Prefeitura recupera “Estrada do Céu” e população da região apoia a medida


A prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura, à frente a Engenheira Maria das Graças Nunes, iniciou, na segunda-feira (06), a recuperação total da estrada que dá acesso à comunidade Céu, na Ilha de Santa Isabel.


Esquecida há anos, e causando muitos transtornos e prejuízo à população, a recuperação da “estrada do Céu” foi promessa de campanha do prefeito Mão Santa. Nas palavras do prefeito, “é uma questão de honra pra mim recuperar a “estrada do Céu”. Não é mais possível ver crianças deixando de estudar por causa das péssimas condições de trafegabilidade dessa estrada”, disse.


O trecho que receberá a pavimentação asfáltica tem aproximadamente sete quilômetros de extensão e irá beneficiar centenas de famílias e proprietários de estabelecimentos comerciais, alavancando o turismo da região. “Cada gestor que assumiu a prefeitura passava por aqui e prometia que iria recuperar essa estrada. Há quatro anos que tenho uma pequena propriedade na região e confesso que já estava cansado de tantas promessas. Quando o doutor Mão Santa começou a vir aqui, eu vi passar o mesmo velho filme, mas agora vejo que a nova estrada finalmente vai ser construída”, comentou  Antônio dos Santos, motorista e morador da região.


“Em período chuvoso isso aqui fica praticamente intrafegável. Além da buraqueira e do lamaçal, ainda somos obrigados a conviver com prejuízos em carros e motos. Nem donos de bicicletas escapam dos prejuízos”, disse.


As obras estão em ritmo acelerado e com previsão de entrega à população em meados do mês de Dezembro. Para o prefeito, Mão Santa, depois de totalmente recuperada, a estrada do Céu poderá “servir de atalho para a Ilha do Caju e ao Delta do Parnaíba, criando muitas oportunidades de geração de empregos e aumento da renda dos comerciantes” – destacou.

Chuva de 24 horas deixa prédios ilhados e aulas são suspensas

Uma forte chuva que caiu nessa quarta-feira (8) em Socorro do Piauí, distante 403 km de Teresina, deixou prédios públicos da cidade ilhados e ruas alagadas.
O prefeito do município, José Coelho Filho, o Zitim, informou que aulas de escolas municipais tiveram de ser suspensas nesta quinta-feira (9).
Em um vídeo é possível perceber o volume d’água. A chuva deixou o acesso à Escola Municipal Pequeno Príncipe complicado. De acordo com a meteorologia, choveu cerca de  200 mm nas últimas horas, no momento faz 26º na cidade e, mesmo com a enxurrada, as temperaturas podem chegar a 35º.
O prefeito José Coelho disse que a chuva durou 24 horas e choveu o que estava previsto para um mês. “A chuva começou de repente. As estradas municipais ficaram muito deterioradas, a cidade ficou cheia de lama e prédios públicos ilhados”, conta o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, a chuva não provocou nenhum incidente grave na cidade e a previsão é de que amanhã as aulas retornem.
Hoje de manhã Socorro do Piauí amanheceu nublada com possibilidade de nova precipitação.
Fonte: Cidade Verde

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Lula, o ingrato, quer atirar Gleisi às feras da Lava Jato

Postado há  por 

Ela faz de tudo por ele: sacrifica o convívio com a família, a reputação, a biografia, tudo, tudo. Serve-lhe café e enxuga o suor de seu rosto em público. E o que recebe em troca? A mais perversa das sentenças: a perda do mandato e, consequentemente, do foro privilegiado, indispensável a uma ré por corrupção na Lava Jato.

Ela é Gleisi Hoffmann, ele o ex-presidente e “viva alma mais honesta deste país” – sendo assim, dispensa ser nominado.

Rejeitada nacionalmente e ainda mais em seu estado, o Paraná, Gleisi não tem chance alguma de reeleger-se senadora. Apesar de viver no universo paralelo petista, ela está ciente disso, a ponto de ter tornado público o desejo de concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, muito mais fácil de ser obtida.

Mas Lula, o ingrato – aquele que não poupa sequer a reputação da finada esposa, a quem atribui os crimes do qual é acusado –, quer que a Gleisi se ferre, disputando o Senado novamente, como informa a coluna “Expresso”, da revista "Época".

Lula argumenta que, se deixar de concorrer, Gleisi estará admitindo previamente a derrota dela e do partido.

Muy amigo este Lula: é melhor que, para salvar a pele, Gleisi, a fiel, admita com antecedência a derrota inevitável, e se agarre à boia salvadora da Câmara, do que atestá-la depois, quando não terá mais ao que apelar.


Quanto a Lula, que personifica a derrocada do PT, bem, não há como se precaver como Gleisi. Pois, uma vez condenado – e isto é tão certo quanto o dia que precede a noite (ou será a noite que sucede o dia?) –, não terá em que se agarrar para escapar do xilindró.

---
Em tempo, Lula é duplamente ingrato, pois, ao mesmo tempo em que atira Gleisi às feras, sabota o projeto político do aliado Roberto Requião, que, com Gleisi no páreo, ficaria ainda mais fragilizado.

Advogado de Lula ataca ministro Fux, do STF, após ele dizer que não há sentido em um denunciado à Justiça concorrer à Presidência da República

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin, ficou indignado porque o ministro Luiz Fux, do STF, questionou a viabilidade de um denunciado concorrer à Presidência. Lembrando que, se uma denúncia é aceita contra o Presidente da República, ele deve ser afastado, Fux expôs a falta de sentido de se eleger alguém que não poderia assumir o cargo.
Como Lula tem não uma, mas diversas denúncias, além de uma condenação, o advogado tomou o comentário como uma ofensa pessoal, e afirmou que o ministro faz um “prejulgamento” de Lula.
O advogado se exaltou: “[Fux] desafia um ordenamento jurídico internacional ao prever que a candidatura seja barrada pela existência da denúncia”. Para ele, “isso não está previsto na lei nem na Constituição. Portanto, é uma restrição infundada. E o artigo 25 do Pacto Internacional de Direitos Civis diz textualmente: nenhuma restrição infundada pode ser colocada para impedir o direito de ser eleito em eleições periódicas”.

“Balé da Parnaíba” seleciona novos dançarinos para reestreia dia 23 de dezembro na Praça da Graça


A prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Educação e da Superintendência de Cultura realizou, na última segunda-feira (06), no auditório da Escola Roland Jacob, a primeira apresentação para a seleção dos novos bailarinos e bailarinas que integrarão o “Balé da Parnaíba”. Integraram o corpo de jurados: Suely Araripe, Marcia Riedel Alencar, Josivana Carvalho e Kinha Bevilagua, com a organização de Euriane Maia, Cassio Araújo e Cristiano Cordeiro.


Visando os primeiros ensaios para a apresentação de reestreia do “Balé da Parnaíba”, que acontecerá no próximo dia 23 de dezembro, na Praça da Graça, o retorno do Balé foi uma sugestão assimilada  de imediato pelo  prefeito Mão Santa, logo que assumiu o comando da prefeitura de Parnaíba.


A primeira audição (seleção) do “Balé da Parnaíba” foi muito concorrida, tendo a participação de vinte e dois candidatos e candidatas que fizeram apresentações individuais em diferentes ritmos, indo do tradicional samba ao ritmo afro-brasileiro. Ao final dessa primeira audição, dezesseis concorrentes foram selecionados para integrar a equipe principal do “Ballet da Parnaíba”, ficando outros seis concorrentes que integrarão a equipe de substitutos.


A coordenadora e coreógrafa, Marcia Riedel Alencar, enalteceu a perspicácia do prefeito Mão Santa e o alto nível profissional dos competidores que, ao final da primeira audição, mostraram que estão aptos a bem representarem a cultura e a dança da cidade de Parnaíba. “Essa foi a primeira audição visando a apresentação que faremos na noite de Natal, na Praça da Graça. Pretendemos realizar uma segunda audição, mas ainda não temos uma data definida”, pontuou Marcia Alencar, coordenadora.

Índios ocupam sede do Incra em São Luís

A Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda não se manifestou sobre o atraso na entrega do orçamento.


Foto: Reprodução
 Índios da etnia Gamela passaram a noite desta terça-feira (7) na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Luís como forma de protesto. Eles reivindicam a aceleração da demarcação de terra nas regiões dos municípios Matinha, Viana e Penalva. Eles reivindicam ainda a continuação da emissão de documentos e declarações de atividades individuais.
Os manifestantes estão reclamando também do fim dos trabalhos de promoção social realizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Eles afirmam que estão com falta de documentação até para receber os benefícios de aposentadoria.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda não se manifestou sobre o atraso na entrega do orçamento.

Receita abre hoje consulta ao sexto lote de restituições do IR

O contribuinte deverá a entrar na página da Receita na internet para verificar se a declaração foi liberada.

Foto: Reprodução
A partir das 9h da manhã desta quarta-feira (8), estará aberta a consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2017. O lote contempla 2.358.433 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,8 bilhões, informou a Receita Federal. O lote multiexercício inclui restituições residuais do período de 2008 a 2016.
No dia 16 de novembro, o crédito bancário será feito aos contribuintes, chegando a R$ 3 bilhões. Desse total, R$ 107,844 milhões referem-se aos contribuintes com prioridade: 26.209 idosos e 3.354 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
O contribuinte deverá a entrar na página da Receita na Internet para verificar se a declaração foi liberada. O contribuinte poderá ligar também para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante a entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento pela Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.
Se o valor não for creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Justiça mantém prisão de acusado de matar enteada no Maiobão

Por se tratar de crime hediondo, a temporária tem duração de 30 dias, a contar da data da prisão.

Robert Serejo Oliveira, ex-padrasto de Alanna Ludmilla. (Foto: Reprodução)
A juíza Janaína de Carvalho, da Central de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha de São Luís, realizou na manhã desta terça-feira (08) audiência de custódia do preso Robert Serejo Oliveira, acusado de matar a menina A.L.B.P, enteada dele, no Conjunto Maiobão (Paço do Luminar), no dia 01 de novembro de 2017. A magistrada manteve a prisão temporária, pelos próprios fundamentos da sentença da juíza Lícia Cristina Ferraz de Oliveira, que decretou a prisão, durante o plantão criminal. Por se tratar de crime hediondo, a temporária tem duração de 30 dias, a contar da data da prisão que ocorreu no último sábado, dia 04 de novembro.
Participaram da audiência de custódia, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), a promotora de justiça Norimar Gomes Nascimento e o defensor público Vinícius Goulart Reis.
A juíza responsável pelo plantão criminal decretou a prisão de Robert Serejo Oliveira em razão de indícios de autoria no crime de homicídio, aliado à necessidade de que sejam prestados maiores esclarecimentos e individualizada a conduta, possibilitando a realização de todas as diligências indispensáveis à apuração.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Fla paga R$ 130 milhões em cerca de 650 processos e se livra do Ato Trabalhista

Foto: Site do Flamengo
Nesta segunda-feira (06), o Flamengo conseguiu mais um belo feito relacionado à parte administrativa: pagando cerca de R$ 130 milhões, o rubro-negro quitou mais de 650 ações movidas contra o clube e assim ficou livre do Ato Trabalhista.
A imensa dívida perdurava desde 2009. O presidente Eduardo Bandeira de Mello falou sobre o êxito nas finanças: – Foi uma fase complicada, o Flamengo tinha receitas penhoradas e, graças ao ato, o clube teve fôlego de recuperar suas finanças e normalizar a situação – afirmou.
O presidente do TRT/RJ, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, parabenizou a equipe pela quitação das dívidas: “Hoje termina com absoluto sucesso a participação do Flamengo no Ato, com as dívidas quitadas e saldo em caixa”, disse ele.

Secretária de Infraestrutura explica: “O empréstimo é melhor que deixar obras paralisadas e ter que devolver recursos”

Durante as discussões para a aprovação do pedido de autorização à Câmara Municipal, para a Prefeitura contratar operação de crédito com a Caixa Econômica, no valor de até 5 milhões de reais, a secretária municipal de infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, foi didática ao explicar aos vereadores, principalmente os da oposição, que é melhor para o município contrair este empréstimo, para pagamento também de débitos deixados por gestores passados, junto ao governo federal, do que ter que manter obras paralisadas e ainda ter que devolver os recursos já empregados.


Os recursos pleiteados são oriundos do FINISA – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, da Caixa Econômica Federal, voltado para o setor público e privado, para investimentos em infraestrutura no País. “O Finisa é um programa que qualquer leigo hoje faz fila para aderir, porque tem maior prazo de carência, amortizações e juros menores”, disse a secretária, explicando que os recursos serão utilizados também para pagar contrapartidas de parcerias feitas com o governo federal, por gestores passados, que não cumpriram a parte do município. “Hoje, nem as emendas parlamentares se traz para o município sem as contrapartidas”, ponderou.

Vereadores de oposição questionaram a falta de documentos que deixaram de ser anexados ao projeto enviado à Câmara. Ela disse estar de posse de todos e que estava deixando na presidência da Casa para serem entregues aos interessados.

Pelos dados citados pela secretária, as obras do PAC I, “essencialmente esgoto e drenagem, iniciadas em Parnaíba em 2007 – há 10 anos – (parceria Prefeitura e Governo federal), nunca foram entregues e este ano deve ser encerrado o prazo. Vinha sendo rebolado de gestor para gestor. E o que se sabe é que a população nos bairros está ligando o esgoto que não funciona. Foram gastos 35 milhões e 951 mil reais do governo federal e agora ou se paga a contrapartida ou o município fica inadimplente. E Já pagamos para retornar a obra, após o replanejamento e replanilharmos tudo”, destacou.

Ela citou ainda outras obras que a gestão Mão Santa encontrou paralisadas, com problemas de recursos emperrados pela falta de contrapartidas. Dentre elas, o CIE (Centro de Iniciação aos Esportes), “que fizemos voltar ao sistema e deverá ser finalizada em março; 4 creches que estavam abandonadas há meses: no João XXIII, Joaz Sousa, Catanduvas e Rosápolis, que também conseguimos que os recursos voltassem. Havia uma, inclusive, cujo projeto continha erros gravíssimos. E o gestor passado mentiu para o Ministro da Educação, ao dizer que o terreno da creche do Rosápolis era plano, quando há um desnível de 8 metros. Só o aterramento está orçado entre 500 a 800 mil reais”, complementou.

Após as explicações da secretária, que relatou a todos outras obras que estavam paralisadas, porque gestores passados não agiram com a devida responsabilidade, com relação à prestação de contas e/ou pagamentos de contrapartidas, a matéria foi colocada em votação, sendo aprovada com os  votos contra dos vereadores Ricardo Véras, Daniel Miranda, Beto Sousa e Silva e Fátima Carmino.

Black Friday: operadora anuncia descontos de até R$ 1.600 em smartphones

A Oi antecipa as ofertas do Black Friday neste mês e lança promoções para smartphones 4G com descontos de até R$ 1.600. A liquidação ocorre nas lojas físicas da operadora e no site até o próximo dia 30.

Entre as ofertas, destaque para o Samsung Galaxy S8 por R$ 2.399, o iPhone SE 32GB por R$ 1.499, o Motorola Moto G5S Plus por R$ 999 e o LG Q6 por R$ 899.
 
Os consumidores ainda têm a opção de descontos através do programa Troca Fácil, onde o aparelho usado vale dinheiro na compra de um novo, e/ou ao utilizar os pontos do programa de relacionamento Oi, válido para os clientes pós-pagos.
 
 
 
Redação O POVO Online 

Petrobras corrige: reajuste da gasolina é de 2,3% e do diesel, 1,9%

(Foto: Fábio Lima/ O POVO)
O Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) da Petrobras decidiu nesta segunda-feira, 6, autorizar reajustes de 2,3% para a gasolina e 1,9% para o diesel, uma vez que foi atingido, para a gasolina, o limite superior de variação de 7% fixado pela política de preços da companhia para decisões da área técnica. O reajuste entra em vigor à zero hora desta terça-feira, 7. Mais cedo a estatal havia divulgado índices incorretos de reajuste para esses combustíveis.
Segundo a estatal, o reajuste foi causado principalmente pelo aumento das cotações dos produtos e do petróleo no mercado exterior, influenciado pela geopolítica internacional, assim como pela continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep). Além disso, verificou-se uma depreciação do valor do real frente ao dólar.
A avaliação dos representantes do GEMP é que a política de preços definida pela Petrobras tem sido capaz de garantir a "aderência dos preços praticados pela companhia às volatilidades dos mercados de derivados e ao câmbio".
Com os ajustes definidos nesta segunda, a área de marketing e comercialização da Petrobras volta a contar com uma faixa de -7% a +7% para operar os movimentos de preços necessários ao longo do mês. Caso este limite seja novamente ultrapassado, o GEMP realizará novas reuniões ao longo do período. As reuniões de avaliação do GEMP são realizadas, no mínimo, uma vez por mês.
Agência Estado

Prefeita Maninha participa de motocross para mulheres Charmosinhas Off Road em Luís Correia

  No último final de semana, a prefeita Maninha Fontenele marcou presença na primeira edição do motocross exclusivo para mulheres, o "C...