sábado, 26 de maio de 2012

O Parnahyba quer deixar de fora das proximas reuniões do Conselho Deliberativo e Financeiro o seu sócio Têrêrê. O cara quer a prestação de contas toda semana, quanta desconfiança... até o que é gasto com frutas ele quer nota fiscal.. parabéns pelo centro de treinamento do Tubarão que está se transformando o Estádio Petrôno Portela... Ontém Paulo Morone novo técnico foi apresentado e dizem vai perceber mensalmente R$ 7mil dos cofres azulinos... o q saiu ganhava R$ 6 mil... e já virou o próximo adversário, na segunda tem River treinado por Anibal Lemos contra o Parnahyba fechando a rodada.

Luis Correia ganhará o PSD Jovem

Tem gente indignada com o resultado de uma pesquisa que mostra a mulher do vice-governador, Juiana Falcão como a deputada estadual com a melhor atuação do momento... Agora, me digam. Quem pagou pela tal pesquisa? Né que ela dá como certa a vitória de Mão Santa para prefeito de Parnaiba!!! guarde esse sobrenome; "Moraes Souza" eles estão voltando... bote o cú na parede...
As pesquisas feitas em Parnaiba e Região, estão deixando de fora nomes conhecidos e importantes como o do Dr. Vinicius em Parnaiba...
Mais uma unidade de saúde inaugurada e funcionando em Luis Correia-PI, o povoado Sobradinho que é destaque na novela Cheias de charme da Globo... kim do Caranguejo moderniza os atendimentos de saúde no seu município

O Vereador Rogério do Nestor do PSD de Luis Correia, está reunindo a juventude da cidade para o lançamento do PSD Jovem, a festa de lançamento deve acontecer em breve.

Dr. Vinicius firme na pré-candidatura a prefeito de Parnaiba

Médico infectologista, com formação em saúde pública um grande nome que já ocupou cargos como: Secretário de Turismo de Parnaiba e de Saúde em Cajueiro da Praia, Dr. Vinicius... este deve sair candidato pelo PSD em Parnaiba e dsiputar o cargo de prefeito. Jovem, preparado, sem vicios com grandes planos para desenvolver a cidade...

Lula teria procurado ministro do STF para adiar mensalão, diz revista

Gilmar Mendes afirmou à Veja que o ex-presidente teria oferecido blindagem na CPI do Cachoeira em troca do adiamento

iG São Paulo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou à revista Veja desta semana que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o procurou para negociar o adiamento do julgamento do Mensalão. Em troca, ele teria oferecido blindagem a Mendes na CPI do Cachoeira.
Leia também: 'Julgamento do mensalão terá sessões especiais', diz Ayres Britto
Foto: AE Ministro do STF, Gilmar Mendes disse à revista Veja que encontrou Lula no escritório de Nelson Jobim
O encontro teria ocorrido há um mês no escritório do ex-ministro de Lula Nelson Jobim. De acordo com a revista, o ex-presidente teria dito que julgar o processo do mensalão em ano eleitoral era inconveniente e fez referências a uma viagem a Berlim em que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes Torres, alvo de investigação da CPI do Cachoeira.
O próprio Gilmar Mendes é citado nos grampos da Polícia Federal, que investigou a organização criminosa chefiada por Carlinhos Cachoeira.
À revista, o ministro disse ter ficado perplexo com as "insinuações" de Lula e que, na ocasião, disse para o ex-presidente "ir fundo" na CPI. Lula teria mencionado na conversa entre os dois que encarregaria Sepúlveda Pertence, chefe da Comissão de Ética Pública da Presidência, de conversar sobre o processo do mensalão com a ministra Cármen Lúcia - que nega ter sido procurada por Pertence ou ter discutido o caso com o ex-presidente.
Lula teria dito também, segundo Mendes, que queria que o ministro José Dias Toffoli, ex-advogado-geral da União, participasse do julgamento. Antes de ministro do STF, Toffoli também foi advogado do PT. O ex-presidente acrescentou que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, acusado de ser um dos principais articuladores do mensalão, estaria desesperado.

Marcha das Vadias mobiliza cidades do Brasil e do mundo

Em São José dos Campos (SP), manifestantes alertam a sociedade sobre a violência e o abuso sexual contra mulheres. Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Futura Press Em São José dos Campos (SP), manifestantes alertam a sociedade sobre a violência e o abuso sexual contra mulheres
Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Futura Press
A Marcha das Vadias ganhou em 2012 caráter nacional e ocorre simultaneamente neste sábado em cerca de 20 cidades do Brasil e do mundo. Entre as cidades brasileiras que realizaram o protesto estão Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Vitória (ES), São Paulo (SP), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP) e Sorocaba (SP).
A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade de que a culpa da violência e do abuso sexual não é da vítima. "É do abusador e do estuprador", salientou Daniela Montper, uma das organizadoras do evento no Rio de Janeiro. "Quando a sociedade fica julgando a vítima, procurando algum motivo para dizer que ela mereceu (a violência), está tirando a culpa do estuprador, do abusador, e jogando em cima da vítima", acrescentou.
Grande mobilização em Brasília
Cerca de 3 mil pessoas compareceram à Marcha das Vadias em Brasília, segundo dados da Polícia Militar do Distrito Federal e dos organizadores do protesto.
A quantidade de manifestantes foi aproximadamente cinco vezes maior do que a da marcha do ano passado. Munidos de buzinas, tambores, cornetas, cartazes e entoando gritos de guerra, os manifestantes tiveram o objetivo de alertar a sociedade para a violência e o abuso sexual contra mulheres.
No Rio de Janeiro, palavras de efeito
Segurando cartazes a favor do aborto e contra o machismo, cerca de mil manifestantes - de acordo com estimativa dos organizadores - pregaram o combate à violência contra a mulher durante a Marcha das Vadias na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
As integrantes do movimento, usando pouca roupa e com maquiagem chamativa, cantavam slogans como "eu só quero é ser feliz / andar tranquilamente com a roupa que escolhi / e poder assegurar / de burca ou de short, todos vão me respeitar" ou ainda "a nossa luta é por respeito, mulher não é só bunda e peito".
Irreverência chama atenção em SP
Pelo menos 700 pessoas, de acordo com a Polícia Militar, participaram da segunda edição da Marcha das Vadias em São Paulo: um número maior que os 400 participantes registrados no evento no ano passado.
A passeata foi marcada pela irreverência de grande parte das participantes, que desfilaram usando roupas íntimas e até mesmo nuas da cintura para cima, com o corpo coberto por pinturas e palavras de ordem. Outras usavam roupas decotadas e curtas. A manifestação foi pacífica.
Origem da Marcha das Vadias
O movimento surgiu em Toronto, no Canadá, no ano passado, organizado por estudantes da universidade local, a partir da declaração de um policial que afirmou, durante uma palestra, que o fato de as mulheres se vestirem como "vadias" poderia estimular o estupro.
A marcha no Brasil defende outros temas, como o combate a toda forma de violência e abuso sexual contra meninas e mulheres, e prega a diversidade sexual. Outra bandeira dos participantes é a descriminalização do aborto.

Capacitação: SESC realiza treinamento para guias de Turismo

SESC Praia no Barro Preto em Luis Correia (PI)
Os colaboradores do SESC que trabalham no Turismo Social estão participando de um Treinamento de Guia de Turismo, de 24 a 26 de maio, no auditório da Sede Administrava do SESC. O curso é ministrado pelo renomado professor Fernando Malta e é aberto a guias de Turismo cadastrados no Ministério do Turismo.
O professor Fernando Malta é turismólogo, formado pela Universidade Veiga de Almeida. É especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Coppe/UFRJ e especialista em Gestão de Políticas do Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. 
Segundo o coordenador de Esporte e Lazer do SESC, Fernando Falcão, o objetivo da capacitação é desenvolver o potencial do Turismo emissivo e qualificar a atividade de guiamento em escala nacional conforme objetivos e pressupostos que norteiam o Turismo Social do SESC.
Ascom SESC/PI

Mais um partido promete apoio a provavel candidatura de kim do Caranguejo a reeleição neste ano, trata- se do PV (Partido Verde), que tem como presidente Antônio Veras. Coligado ao mesmo já se encontra o PSB, PSD, PT, PTN, PMDB, PSDB, PPS, PCdoB, PTC, PMN.
Este é um bloco verdadeiro, espontaneo e solido.
Na Foto: Ex Prefeito Toinzinho, Antonio Veras, Kim do Caranguejo e o representante da Extimaq

 

Em Luís Correia: Aprovado reajuste salarial de 22,22 % para professores de 40 horas.

A Câmara de Vereadores foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que aprovou o aumento de 22,22 % na renumeração dos professores desse município. 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prefeitos visitam Hospital Municipal em Luis Correia


O Prefeito Kim do Caranguejo, acompanhado do Ex-Prefeito Toinzinho, visitaram nesta manhã de hoje o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, populares recepcionam na entrada do Hospital. Uma das poucas cidades que com seu próprio erário mantém funcionando um hospital que atende todos os dias milhares de pessoas com os mais diferentes problemas de saúde.
Somente os casos mais complexos são encaminhados para o hospital regional "Dirceu Arcoverde", no mesmo hospital também funciona, uma unidade de fisioterapia com profissionais especializados. Funcionando em dois horários, os tratamentos de fisioterapia mantidos pela prefeitura no Hospital Nossa Senhora da Conceição tem atendido principalmente pessoas com traumas causados por acidentes de transito e outros.
Equipes medicas sempre de plantão dão total atendimento aos pacientes. Casos como de gestantes que necessitam de acompanhamento para pré natal e parto são assistidas no hospital. Luis Correia é diferente das demais cidades que compõem a chamada "Planície Litorânea", por ser nestes dias de atraso nos repasses das verbas para manutenção de programas importantes na area da saúde, a única do norte do Piauí que mantem todos os programas funcionando e bem, graças também a dedicação do competente secretário Wilton Medeiros, que revolucionou a administração dos recursos da saúde no município.
As famílias de Luis Correia, hoje podem contar também com atendimentos em postos e unidades de saúde, na cidade e interior, modernos e equipados com os mais modernos equipamentos, com técnicos e médicos muito bem pagos. Manter o pagamento dos profissionais da saúde sempre em dia, também é um ponto positivo para o prefeito Kim do Caranguejo.
O reflexo da boa administração de Kim do Caranguejo, são as adesões e apoios que o prefeito vem recebendo como a do ex-prefeito Toinzinho, que passa a contribuir com a administração municipal, passando sua experiencia de ter sido assessor parlamentar em Brasilia e de conhecer as portas certas para garantirem verbas de emendas parlamentares que venham a beneficiar o município.


Foto: Flávio Araújo
Texto: Jean Jorge

Litoral do Piauí: O paraíso do kitesurf

O Piauí realmente tem um litoral privilegiado.
Como e de costume todos os anos no período do inverno a tendência dos ventos e ficarem mais fracos, o que não acontece no Piauí há uns dois anos. O período de vento neste litoral e de Agosto a Dezembro, mas esta mudando, este ano não passou sequer um mês intero sem que ventasse para alegria dos kitesurfistas de plantão.
Com uma temporada estendida, com belas paisagens, praias lindas e uma excelente hospedagem com hotéis e pousadas rústicas ao mesmo tempo luxuosas e uma culinário requintada, este litoral atraí turista do mundo inteiro.
As praias mais conhecidas pelo seu potencial turístico e por suas exuberantes belezas naturais são Barra Grande, Praia do Coqueiro e Pedra do Sal, praias propicias a pratica do kite surf e do surf.
Depois de ficar sem palavras ao me deparar com essas imagens vem o convite para conhecer o litoral Piauiense, venha desfrutar das mais belas praias do Brasil.
Por Vinícius Felix
Fotos de Marcello Carvalho

Comunidades da Zona Rural do município de Luís Correia serão beneficiadas com pavimentações.

As informações foram repassadas pela Secretaria de Infraestrutura que tem como secretário o Sr. Galeno.
Brejinho de São Francisco
Foto Horlei Oliveira
A Prefeitura Municipal de Luís Correia através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e o Governo do Estado vai beneficiar nos próximos meses as comunidades da região do Grande Brejinho com calçamento. Segundo informações repassadas à redação do blog, são 10 mil metros (10 KM) para o Brejinho e 10 mil metros (10 KM) para o Camurupim.

Brejinho de São Francisco

Foto Horlei Oliveira
Brejinho de Fatima
Foto Horlei Oliveira
Camurupim
Foto Horlei Oliveira
Camurupim
Foto Horlei Oliveira
Uma equipe fez o levantamento de dados da situação das estradas neste último final de semana junto ao prefeito Kim do Caranguejo.

Por Horlei Oliveira
Fotos Horlei Oliveira

Pescador flagra tartaruga gigante desovando em Barra Grande


O pescador Francisco das Chagas do Nascimento Soares de 65 anos de idade é colaborador ambiental do Projeto Tartarugas do Delta na comunidade Barra Grande, município de Cajueiro da Praia no litoral piauiense.

Ele relatou ao que ao sair de sua residência na madrugada desta quinta-feira (24) para fazer sua caminhada diária na praia, se deparou por volta das 4h em frente a sua residência na orla marítima da comunidade com uma tartaruga-de-couro ou gigante.

O animal mediu 1 metro e 72 centímetros, segundo os biólogos do Projeto Tartarugas do Delta essa espécie de tartaruga marinha é a mais ameaçada de extinção. ‘Seu Chagas’, como é popularmente conhecido, disse que foi algo jamais visto em toda a sua vida e ficou impressionado com o tamanho do animal.

- O pessoal do projeto e disse que esta época é o período da desova das tartarugas, mas durante o tempo que moro aqui na localidade, nunca havia apreciado uma cena tão impressionante como a que presenciei – revela o pescador.

Chagas disse que seguiu o procedimento orientado pelos biólogos do Tartarugas do Delta e ficou de prontidão até o término da desova da tartaruga que durou cerca de 3 horas para garantir que nada atrapalharia a postura da fêmea, nem seu retorno ao mar.

O fato chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local que se aproximaram para observar aquela cena rara da natureza. Segundo informações colhidas por seu Chagas, alguns pescadores afirmaram que há outros ninhos de tartaruga na praia e que já presenciaram vários filhotes na beira mar.

A preocupação maior dos moradores hoje é com a circulação desordenada carros na praia que pode causar vários impactos ambientais, além de afetar com a preservação dos animais que se utilizam da praia no processo reprodutivo.

A bióloga Werlanne Magalhães que é coordenadora Técnica do Projeto Tartarugas do Delta, disse que este é o quinto registro de tartaruga-de-couro desta temporada no litoral do Piauí e a subida de fêmeas para desova deve acontecer até o mês de junho nas praias da região.

Por Marcos Cazuza | Fotos: Marcos Cazuza e Chagas Soares/Proparnaiba

Urbanização do Porto dos Tatus ficou apenas na maquete de projeto


O projeto estava orçado em R$ 3.671.088,00 aprovados pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Prodetur (Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo). Porém, por motivo desconhecido o governo não iniciou as obras e por conta disso, houve uma perda grande, já que o prazo para a utilização dos recursos encerraram no final do ano passado.

Enquanto isso, o local onde recebe um grande número de turistas por ser a “porta de entrada” para o Delta do Parnaíba, mantem o cenário de precariedade que um dia os moradores e trabalhadores sonharam em mudar.

Uma grande estrutura foi prometida com a apresentação do projeto de urbanização, que contava com vários espaços, entre áreas de lazer e trabalho, já que vários moradores da região sobrevivem da pesca artesanal e o porto serve como local de escoamento das mercadorias deste porte.

O local quanto a estrutura, não é nenhum pouco atrativo, não há como turistas permanecerem por muito tempo, já que não há local para coberto. Os donos de bares e restaurante, mesmo tendo produtos de qualidade, deixam de ter rentabilidade financeira, porque não interessa à maioria dos turistas permanecerem no porto por muito tempo.

Situação atual do Porto dos Tatus
Na inauguração da orla de Atalaia, em Luís Correia, o vice-governador Moraes Souza Filho solicitou esforços concentrados do secretário de Turismo, Silvio Leite, e do secretário da Infraestrutura, Castro Neto, no sentido de viabilizar a urbanização do Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande. Infelizmente a solicitação só ficou na pauta da solenidade, já que nenhuma medida foi voltada para que isso acontecesse.

Silvio Leite há muitos anos a frente da Secretaria de Turismo do estado está ficando conhecido por ser um homem de grandes promessas, entre elas, o início da operação de empresas aéreas com voos regulares no Aeroporto Internacional de Parnaíba e a construção das orlas da Lagoa do Portinho e da Beira Rio.

OPINIÃO

É difícil entender como gestores, tendo a “faca e o queijo” nas mãos, podem deixar passar a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de milhares de moradores, como é o caso do povo ilhagrandense, que teria a oportunidade através de espaços reservados de mostrar suas atividades artísticas, traços culturais e a culinária inigualável da região.

Por Tacyane Machado/Proparnaiba e Gilson Andrade/MN

Governo prorroga vacinação contra a gripe até 1º de junho

É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 24 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do público-alvo, que inclui idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, grávidas, trabalhadores da saúde, indígenas e presos.

As crianças de 6 meses a 2 anos que nunca tomaram a vacina devem receber duas doses, com 30 dias de espaçamento entre a primeira e a segunda dose. O restante do público-alvo vai receber apenas uma dose de reforço.

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o dia 1º de junho a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. Inicialmente, a campanha seria encerrada amanhã, mas até esta quinta-feira apenas 52,4% do público-alvo havia recebido a dose, o que corresponde a 15,8 milhões de pessoas.


A melhor adesão à campanha é das crianças. De acordo com a pasta, mais de 2,6 milhões já receberam a vacina, o que representa 59,4 % do total. Os trabalhadores de saúde vêm atrás, com mais de 1,3 milhões imunizados, o que corresponde a 54,3% do total de trabalhadores.


A vacina foi aplicada em 52% das pessoas com 60 anos ou mais, 47,5% das gestantes e 40,4% da população indígena.


O governo esclarece que, ao contrário do que alguns pensam, a vacina não provoca gripe, pois é feita de pequenos fragmentos de vírus incapazes de causar infecção. Mas, como toda vacina, podem causar alguns sintomas que passam em alguns dias.


"Ela é segura. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.


Segundo o ministro da pasta, Alexandre Padilha, o medicamento é seguro e protege contra os três vírus que mais comuns no Brasil.


"O inverno é o período de maior circulação do vírus e a vacina é a melhor maneira de evitar a doença", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


A vacina fabricada para esta campanha contém os três principais vírus da Influenza que circularam no ano passado, incluindo o da gripe A H1N1.


Em São Paulo, a campanha deve vacinar 5,3 milhões, o que também corresponde a 80% da população-alvo. Ao todo, mais de 7.000 postos de vacinação fixos e móveis participarão da campanha. Mais de 41 mil profissionais também foram mobilizados. A estrela da campanha será a apresentadora Palmirinha, 80.


PRINCIPAIS PERGUNTAS


Quem pode se vacinar?
A vacina estará disponível nos postos de vacinação do SUS para a população a partir dos 60 anos, além dos trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento para a influenza, crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, povos indígenas, população prisional e pacientes com comorbidades, mediante indicação médica, conforme as indicações do CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais).


Por que o ministério priorizou estes grupos?
Evidências epidemiológicas indicam que alguns grupos populacionais são mais susceptíveis às doenças respiratórias com a possibilidade de adoecer, desenvolver complicações e morrer pela doença.


A vacinação de grávidas é feita em qualquer idade da gestação?
Sim. Essa vacina é indicada para qualquer idade gestacional.


Quem se vacinou no ano passado, precisa se vacinar de novo?
Sim. Após a vacina, a imunidade dura de 6 a 12 meses. Também a composição da vacina e produção é anual conforme os vírus que circularam no ano anterior.


Quantas doses da vacina a criança precisa receber?
Crianças vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com 30 dias de intervalo. Já as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2011 deverão tomar apenas uma dose neste ano.


Fora do período da campanha é possível se vacinar?
Não. Após a campanha, só serão vacinadas a população prisional e pessoas que apresentem condições clínicas especiais nos CRIE.


Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas após a vacinação, com duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre depois de 4 a 6 semanas após a vacinação.


Vou ficar gripado (a) após me vacinar?
Não. A vacina contra a influenza (gripe) é inativada, contendo vírus mortos, fracionados ou em subunidades não podendo, portanto, causar gripe. Quadros respiratórios simultâneos podem ocorrer sem relação causa-efeito com a vacina. Na época em que a vacina é aplicada, circulam diversos vírus respiratórios diferentes --que não o da gripe em questão--, e as pessoas podem adquiri-los, pois não estão imunizadas especificamente contra cada um deles.


Há alguma contraindicação?
A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo, a quem teve reações adversas a doses anteriores ou a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomendamos avaliação do medico assistente para maiores orientações.


Quais os meios de transmissão?
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.


Quais os sintomas da doença?
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia.


Quanto tempo após a vacinação as pessoas podem doar sangue?
É orientado que sejam tornados inaptos temporariamente, pelo período de quatro semanas, os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra influenza.

Não é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação, mas é necessária para atualização de outras vacinas do calendário de vacinação.

Obras do PAC-Copa em portos brasileiros ficam prontas até maio de 2014

As obras de infraestrutura nos portos brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 já começaram em quatro dos setes complexos que receberão investimentos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e deverão ficar prontas até maio de 2014. O anúncio foi feito nesta quarta-feira durante balanço do Ministério do Esporte com as ações de preparação do País para o campeonato mundial.

As intervenções, sob controle da Secretaria de Portos (SEP), já começaram nos portos de Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). Em Santos e no Rio de Janeiro (RJ), o processo está em fase de licitação, e em Manaus (AM), na elaboração do projeto. Ao todo, serão investidos R$ 902,8 milhões.

No Porto de Santos, as obras de alinhamento do Cais de Outeirinhos, entre os armazéns 23 e 29, estão na última fase do processo de licitação. Na abertura dos envelopes com as propostas das empresas, em abril passado, a Cejen Engenharia Ltda. apresentou a melhor oferta para a realização do serviço – R$ 260 milhões. Entretanto, a empresa vencedora ainda não foi anunciada.

O empreendimento no complexo santista prevê a ampliação do Cais de Outeirinhos dos atuais 630 para 1.320 metros lineares. Com esse avanço, todos os berços passarão a ter 15 metros de profundidade naquela região. Quando finalizada, a obra irá permitir que até seis navios de cruzeiro parem em frente ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. Atualmente, apenas três embarcações podem atracar nas proximidades da unidade.

Em Fortaleza, um novo terminal de passageiros já está sendo erguido e deverá ficar pronto em novembro de 2013. Com custo estimado R$ 149 milhões, o empreendimento prevê ainda a construção de um novo cais e um terminal de múltiplo uso, com área para armazenamento de contêineres.

O terminal de passageiros de Recife deverá ficar pronto quatro meses antes da entrega da instalação cearense. O Armazém 7 será transformado em um prédio de três andares, com salões de embarque e desembarque e áreas para a Receita Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O orçamento previsto é de R$ 25,7 milhões.

Com previsão de entrega em novembro de 2013, o terminal marítimo de Salvador terá investimento de R$ 36 milhões. A instalação será equipada com centro gastronômico e de lazer, em uma área de 3.400 m².

Além da construção de um terminal de passageiros, o projeto no Porto de Natal compreende a ampliação do cais e a instalação de um dolfim de amarração. A futura instalação terá capacidade para receber até 3 mil turistas diariamente. O investimento previsto é de R$ 53,7 milhões, com previsão de conclusão para agosto do próximo ano.

Ainda em elaboração, o projeto de reforma do terminal hidroviário de passageiros de Manaus tem previsão de entrega para março de 2014 e investimento estimado de R$ 89,4 milhões.

No Rio de Janeiro, será feita a implantação de um píer em forma de "Y". Os detalhes da obra não foram informados.

Fonte: InteLog

Cantor Pedro Leonardo deixa UTI de hospital após sair do coma

foto
Foto: Divulgação

O cantor Pedro Leonardo foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Sírio-Libanês, na noite desta quarta-feira (23), de acordo com a assessoria de imprensa de seu pai, Leonardo. Ele está estável e se recuperando da cirurgia na perna esquerda a que foi submetido na terça (22).

O cantor foi transferido para a unidade semi-intensiva do hospital, que não divulgou boletins nesta quarta. Mais cedo, a assessora Ede Cury disse que Pedro "sentia dor" mas estava lúcido e conversando. A operação serviu para corrigir uma fratura no fêmur, e transcorreu bem. O procedimento durou pouco mais de três horas.

SANTOS vence VELEZ por 4x2 nos penalts, após 1x0 no tempo normal

Neymar deu confiança a Kardec e depois comemorou o gol com ele. Foto: Reuters

Neymar deu confiança a Kardec e depois comemorou o gol com ele
Foto: Reuters

Autor do gol que deu a vitória ao Santos sobre o Vélez Sarsfield (Argentina), que levou a disputa para os pênaltis, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, o atacante Alan Kardec superou uma chance desperdiçada para balançar as redes adversárias. Após perder um gol cara a cara com Montoya, aos 29min do segundo tempo, o centroavante revelou que recebeu uma força de Neymar, que "profetizou" o tento que ele viria a marcar, três minutos depois.

"Estávamos atrás do placar (na eliminatória), buscando o resultado, com muita garra e, infelizmente, eu perdi aquela oportunidade. Mas procurei não me abater. Foi muito importante a força que eu recebi do Neymar. Ele passou do meu lado e falou que eu ia fazer o gol", revelou Kardec, que fez o gol após boa jogada, com a participação de Léo e Ganso. "Mantive a calma e a confiança para fazer uma boa conclusão", apontou.

Indagado se a chance desperdiçada tinha lhe lembrado o que aconteceu com o meia Diego Souza, na eliminação do Vasco para o Corinthians, um dia antes - o cruzmaltino perdeu uma oportunidade clara, antes do gol de Paulinho -, o atacante destacou que não pensou nisso naquela hora.

Segundo Alan Kardec, o mais importante era corresponder às expectativas do seu pai, que saiu de Barra Mansa (RJ), para assistir ao jogo contra o Vélez. "Eu poderia ter feito melhor, mas não pensei no que houve com o Diego Souza. Na verdade, eu estava com os meus familiares na cabeça. Consegui tirar o meu pai de Barra Mansa, que é algo muito raro, e tinha que fazer valer esse sacrifício dele. Além disso, o gol era importante para levarmos a decisão aos pênaltis", comentou.

Com a missão cumprida, o centroavante agora quer descansar um pouco, antes de ajudar a equipe nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro e contra o Corinthians, nas duas partidas semifinais da Copa Libertadores da América. Os duelos serão realizados nos dias 13 e 20 de junho.

"Teremos uma tarefa difícil pela frente, diferente por se tratar de um clássico, mas temos que manter a tranquilidade. A cada fase que passa fica mais complicado. Quero aproveitar para relaxar um pouco e, se puder, vou pescar com o meu pai para voltar revigorado", encerrou Alan Kardec, dando a entender que deve ser poupado pelo técnico Muricy Ramalho contra o Sport, domingo, na Vila Belmiro, pelo Brasileiro.

Universidade bate Libertad e está nas semifinais da Libertadores

Santiago, 25 Mai 2012 (AFP) -A Universidade do Chile passou nesta quinta-feira às semifinais da Copa Libertadores ao eliminar o paraguaio Libertad por 5 a 3 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 na partida disputada na noite desta quinta-feira, em Santiago.

O jogo de ida, em Assunção, terminou com o mesmo placar de 1 a 1.

Durante os 90 minutos, a Universidade marcou com Díaz, aos 17, e o Libertad empatou com Osvaldo González, contra, aos 22.

Os chilenos enfrentarão nas semifinais o argentino Boca Juniors, que eliminou o Fluminense. Santos e Corinthians definem o outro finalista.

A Universidade não apresentou nesta quinta-feira o jogo vistoso mostrado durante todo o torneio, e optou por atacar o Libertad pelas laterais, mas os paraguaios conseguiram controlar as subidas do time local.

Os chilenos começaram utilizando seu jogo de toques e explorando as laterais, mas encontraram uma zaga paraguaia bem plantada e um adversário disposto a explorar os contra-ataques.

A Universidade abriu o placar em cobrança de falta da entrada da área, com o volante Marcelo Díaz chutando sob a barreira, que pulou e enganou o goleiro Roberto Muñoz, aos 17 minutos.

O Libertad empatou logo depois, aos 22, quando o zagueiro chileno Osvaldo González tentou tirar de cabeça e enviou contra o próprio gol.

A equipe local manteve a pressão no segundo tempo, mas o nervosismo impediu o habitual toque de bola dos chilenos, que passaram a arriscar os lançamentos para Rodríguez e Mena, anulados pela defesa paraguaia.

Na disputa de pênaltis, "La U" anotou com Aranguis, Díaz, Ruidíaz, Rodríguez e Lorenzetti, enquanto os paraguaios marcaram com Velásquez, Cáceres e Muñoz, mas Ayala permitiu a defesa de Jhonny Herrera

msa/lr

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Confirmado início das obras da Vila Olímpica de Parnaíba para o mês de junho


O Deputado Federal Osmar Júnior (PC do B) anunciou durante o Congresso Municipal da União da Juventude Socialista - UJS, que aconteceu no último sábado (19), no auditório do Porto das Barcas, em Parnaíba, que as obras da Vila Olímpica de Parnaíba, sairão do papel e deverão ser iniciadas até 30 de junho e finalizadas por completo em meados de 2014.
"O vereador Fernando Gomes tem se empenhado nesta causa e tem sido intransigente na cobrança de uma definição do projeto. O que mostra o seu senso de responsabilidade com a cidade", enfatizou Osmar Júnior.
A Vila Olímpica irá beneficiar os atletas piauienses com a prática esportiva e contribuir para seu preparo e desempenho para as Olimpíadas de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro, além de revelar grandes talentos no esporte, ajudando trazer para o Brasil motivo de orgulho e destaque no quadro de medalhas dos jogos olímpicos.

Posto de Saúde é inaugurado no Povoado Sobradinho

Contando com um inflamado discurso em homenagem a população do povoado Sobradinho, o ex-prefeito Toinzinho, ressaltou a importância que a atual administração vem dando aos povoados da zona rural de Luis Correia. Lembrou que dos últimos 40 anos de administração, a cidade ganhou obras importantes na administração de seu pai e posteriormente também na sua. Que dedicadamente foi um dos que mais construiu no município.
Toinzinho, chamou o atual prefeito para enfrentar o desafio de estreitar a ligação entre a população dos povoados e os serviços prestados pelas secretarias municipais. Ressaltando que o atual prefeito conseguiu levar para localidades do interior uma administração itinerante e que este importante ato, também realizado por ele deve ter sua continuidade.
Muitos moradores da zona rural não reunem condições de se deslocar para a sede do município e levar os serviços oferecidos na sede para esta população, mesmo que seja uma simples consulta ou corte de cabelo, faz com que todos se cintam prestigiados e valorizados, finalizou "Toinzinho" dizendo que sua família e correligionarios partidários a partir de agora, arregação as mangas para enfrentar a dura batalha que vem pela frente e vence-la.
Kim do Caranguejo, disse que, o povoado Sobradinho, hoje é tema de uma novela de rede nacional e sua importância cresce para o fortalecimento do turismo no Estado do Piauí, e que todos os esforços para que a população e os visitantes recebam toda a atenção que necessitarem ao visitar o maior lago existente no Estado.
Wilton Medeiros, destacou em sua fala, que não só a cidade tem recebido atenção. Mais todas as localidades e povoados. E que o posto de saúde inaugurado irá contar com atendimentos médicos, funcionando normalmente, que não é importante só construir e inaugurar, mais sim por para funcionar e que se necessário ele próprio fará os atendimentos no povoado Sobradinho.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nordeste já tem mais da metade dos municípios da região em situação de emergência pela seca

O número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da seca que castiga o Nordeste continua crescendo. Com os novos decretos publicados esta semana, a região passou a ter mais da metade das cidades nos nove Estados reconhecidamente atingidas pela estiagem prolongada.

Segundo levantamento realizado pelo UOL com as defesas civis estaduais, até a terça-feira (22), 907 dos 1.794 municípios nordestinos já tinham confirmado o estado de emergência, o que representa 50,5% do total de cidades. O número ainda pode crescer, já que alguns Estados ainda estão recebendo decretos das prefeituras.

Somente nos últimos dias, Maranhão decretou emergência em 11 municípios –até então, o Estado era o único que não havia manifestado publicamente problemas com a seca. Na última segunda-feira (21), a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão se reuniu para discutir pela primeira vez a questão. Segundo as prefeituras atingidas, já há registro de perda da safra. Em algumas localidades, choveu apenas metade do esperado para o primeiro quadrimestre do ano, o que destruiu culturas como mandioca e feijão.

Municípios em emergência

Bahia 242
Paraíba 170
Rio Grande do Norte 139
Piauí 122
Pernambuco 100
Ceará 69
Alagoas 36
Sergipe 18
Maranhão 11

Na Bahia, o número de decretos de situação de emergência chegou a 242 na última segunda-feira (21). Segundo a Defesa Civil Estadual, ainda há municípios do semiárido que não encaminharam documentação, mas já estão com decretos em fase de finalização. Esta semana, o governo iniciou a distribuição de arroz e feijão doado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para a região de Irecê foram encaminhadas 1.800 toneladas de feijão e 900 toneladas de arroz. Segundo a Conab, serão distribuídos até 12 caminhões (de 10 toneladas cada um) por dia.

Dos 170 municípios que decretaram emergência na Paraíba, 91 já estão sendo atendidos pela operação Pipa, do Exército. O governo do Estado promete que ainda este mês vai aumentar o número de veículos contratados. A maior preocupação agora é que os municípios entreguem a documentação necessária. Segundo o governo, 80 cidades ainda estão com pendências, o que impede o início de ações emergenciais, como o pagamento do programa Garantia Safra e do Bolsa Estiagem, ambos do governo federal.

No Rio Grande do Norte, 139 municípios estão com a situação de emergência reconhecida pelo Estado, que iniciou as obras para construir 2.800 cisternas. Ao todo, 18 mil estão previstas. O governo também anunciou que o próximo passo será a restauração de cerca de 800 poços já perfurados, mas que não estão em funcionamento. Já aos 40 municípios que possuem poços de água salgada, o Estado vai distribuir dessalinizadores, por meio do programa Água Doce.

Em Pernambuco, a Coordenadoria de Defesa Civil contabiliza cem municípios em situação de emergência no agreste e no sertão do Estado. O governo anunciou medidas de apoio ao sertanejo, como o aumento no preço da compra do leite de R$ 0,76 para R$ 1,00 além da ampliação na oferta de carros-pipa e linhas de crédito para o pequeno agricultor. Segundo levantamento do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), mais de 90% das plantações de feijão e milho foram perdidas pela falta de chuva.

Boletim da Defesa Civil do Ceará divulgado na última segunda-feira mostra que são 69 municípios com decretos homologados por conta da seca. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia, choveu em maio apenas 15% do que era esperado. Na sexta-feira (18), o governo do Estado anunciou que vai construir 1.500 cisternas para ajudar no armazenamento da água.

Em Alagoas, o número de municípios em emergência chegou a 36. O governo do Estado anunciou, em reunião na segunda-feira (21) com os prefeitos das cidades atingidas, que a verba estadual de combate à seca será destinada à compra de alimentos e contratação de carros-pipa. A estimativa é que 400 mil pessoas estejam sofrendo com a estiagem. Segundo levantamento dos municípios são necessárias 1.041 viagens de carros-pipas por dia para suprir a demanda.

Nos 18 municípios em emergência em Sergipe, 104 mil pessoas estão diretamente afetadas pela estiagem. Segundo a Defesa Civil Estadual, 126 carros-pipa estão sendo distribuídos por dia para amenizar o desabastecimento das comunidades rurais.

No Piauí, 122 municípios tiveram decreto de situação emergência homologado pelo Estado. A Secretaria Estadual da Defesa Civil informou que vai contratar carros-pipa para os municípios mais afetados, garantindo o abastecimento de água. Na primeira etapa, serão contratados 300 caminhões|. O programa do governo também oferece cesta básica às famílias atingidas e ração para os animais.

Estiagem prolongada

Segundo moradores ouvidos pelo UOL durante visita às cidades mais afetadas da região, a seca deste ano seria uma das maiores da história. Contudo, segundo o meteorologista e coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Humberto Barbosa, a mensuração exata do tamanho da seca não é possível de ser realizada, já que há uma série de fatores e dados que têm de ser levados em conta. Além disso, a estiagem registrada este ano ainda não teve seu ciclo encerrado. Contudo, governos estaduais citam que é a pior estiagem em ao menos 30 anos.

Um documento enviado nesta terça-feira (22) aos governadores e à presidente Dilma Rousseff, elaborado pela ASA (Associação do Semiárido) --que reúne cerca de 750 entidades do sertão nordestino--, diz que o momento enfrentado pelo Nordeste é “extremamente grave” e que a estiagem deverá se prolongar até 2013.

“Desde o ano passado não chove o suficiente para acumular água nas cisternas para consumo da família e para a produção. O quadro atual é grave! Há que se priorizar o socorro imediato às famílias que estão sem água, mas há a mesma urgência em investir em ações estruturantes para que essas famílias possam enfrentar os períodos de longa estiagem, cíclicos e previsíveis, sem passar fome ou sede”, alega a ASA, cobrando ações de convivência do sertanejo com a estiagem e políticas públicas que minimizem os tradicionais ganhos da “indústria da seca”.

Oposição da cidade de Luis Correia hoje cabe dentro de uma combi.

Oposição da cidade de Luis Correia hoje cabe dentro de uma combi. E o pior, quando estiveram no poder, conseguiram meter a mão sem dó nas verbas do município.

Povoado Sobradinho ganha Posto de Saúde com equipamentos novos e funcionando


Será inaugurado oficialmente na manhã desta quinta-feira (24), o posto de saúde do povoado "Sobradinho" (destaque da novela "Cheias de Charme"da Globo), a cerimonia esta prevista para acontecer as 08 da manhã. É mais saúde e educação para quem precisa na cidade de Luís Correia, de atendimento médico e odontológico.
Na atual administração todas as obras que são inauguradas, funcionam e bem, atendendo todos os dias milhares de pessoas que vivem em localidades distantes, que não são mais esquecidas. Trabalhar todos os dias para manter todos os serviços que beneficiam a população funcionando, é sem duvida algo que pode ser visto e elogiado por todos, uma administração participativa, igualitária, do povo, para o povo e em benefício do povo. É assim que atual administração, está sendo conhecida.
Parabéns "Luís Correia", o futuro já começou e está nas mãos de quem trabalha para beneficiar a todos. E não para beneficio próprio e para roubar o herario público, desviando verbas para construção de banheiros, chafarizes e perfuração de poços. Isso é fato, e quem fez isso foi punido e jamais voltará a prefeitura para roubar. Mesmo que se tente enganar a população com pesquises pagas.

por: Jean Jorge

terça-feira, 22 de maio de 2012

Moradores continuam a reclamar da qualidade da água em Buriti dos Lopes

Na manhã desta terça-feira registramos o líquido saindo da torneira da residência de uma moradora.

A água distribuída pela Agespisa na cidade de Buriti dos Lopes continua causando aborrecimentos na população, que está recebendo o produto com uma tonalidade nada agradável, bastante barrenta, e com um cheiro horrível. Na manhã desta terça-feira (22) registramos o líquido saindo da torneira da residência de dona Maria Teresa de Jesus.

É preciso longo tempo para que haja a decantação, ficando no fundo do vasilhame espécie de lama. Carmelita Vieira informou ao Portal Boca do Povo que já fez diversas reclamações e nada foi resolvido até o momento. Ela informou ainda que os técnicos da empresa estiveram em sua residência e coletaram o líquido para análise.
A dona de casa Maria Teresa de Jesus reclama de fortes dores abdominais e já foi informada pelos médicos que não poderia tomar água da torneira, já que estaria com suspeita de infecção renal. O problema é que ela não dispõe de condições para comprar água mineral. O sobrinho de dona Maria Teresa reclama que parou de banhar com a água do chuveiro porque fica cheio de alergia. As reclamações destas pessoas não são fatos isolados, por toda a cidade as denúncias são as mesmas e a população pede providência.
Outro lado
A direção da Agespisa de Buriti dos Lopes informou ao Blog que está sendo feita limpeza nos poços da empresa na cidade e que a expectativa é que a qualidade da água melhore nos próximos dias. Nossa reportagem flagrou um caminhão com o equipamento realizando serviço.


Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo
Bandido furta residência de agente penitenciário em Buriti dos Lopes
Depois de ser informado que estava sendo seguido pelo agente penitenciário e que o mesmo estava armado, o bandido abandonou os produtos do furto num matagal e saiu em disparada.

Domingos Cardoso registrando o B.O.

A audácia dos ladrões de residência em Buriti dos Lopes está passando dos limites. Na tarde de ontem (21) um bandido identificado como “Triste” invadiu a residência do agente penitenciário Domingos Cardoso Neto no bairro Amansa Burro e furtou um conjunto de cadeira que ficava na área externa da casa.
O furto aconteceu no momento em que o morador estava no quintal de sua residência. O bandido aproveitou que não tinha ninguém por perto e pegou as cadeiras e saiu caminhando normalmente. Uma vizinha percebeu algo estranho e comunicou ao proprietário da residência que saiu na captura do meliante. Depois de ser informado que estava sendo seguido pelo agente penitenciário e que o mesmo estava armado, o bandido abandonou os produtos do furto num matagal e saiu em disparada. Domingos Cardoso ainda tentou perseguir o bandido, mais não conseguiu capturá-lo.
O agente Cardoso esteve na tarde de ontem na Delegacia de Buriti dos Lopes para registrar o Boletim de Ocorrência, só que não foi possível porque apenas um policial se encontrava no local e este não poderia realizar os procedimentos. Enfim, retornou na manhã de hoje (22) e conseguiu fazer o registro do B.O .
Cardoso falou a nossa reportagem que o bandido é conhecido na região e que já passou todas as informações dele para a Polícia. No momento em que estava registrando o B.O., uma senhora também informava que o mesmo bandido havia furtado sua residência na noite de ontem.
Por: Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo

Nesta sexta o Calçadão Cultural da Beira Rio traz Aline Bacellar e convidados

A cantora parnaibana, Aline Bacellar, juntamente com músicos convidados da artista, será a atração principal do Calçadão Cultural da Beira Rio que tradicionalmente acontece às sextas-feiras a partir das 21h30.

Neste dia 25 de maio, Aline Bacellar vai dar sequência, com o melhor da Música Popular Brasileira, à programação do projeto que visa tornar tradicional a musicalidade dos artistas da terra na noite parnaibana. Na programação do Calçadão Cultural da Beira Rio já se apresentaram o Grupo Tradisamba e a banda Avenida Brasil.

- Às sextas-feiras até o final do mês de junho já estamos com todas as atrações definidas, nosso intuito é aliar a boa música e culinária regional em um espaço seguro e familiar tendo como palco a orla do Rio Igaraçu – ressaltou Ricardo Leão.

O Calçadão Cultural da Beira Rio que acontece às sextas-feiras, tem início às 21h30 com música ao vivo em palco montado no local, segurança, rua interditada para passeio e tem como estacionamento as dependências da AABB. O evento é uma realização dos empresários do setor gastronômico da Beira Rio e músicos parnaibanos e tem o apoio do Projeto Parnaíba Criativa, Sebrae e Prefeitura de Parnaíba

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 25-05: Aline Bacellar;

Dia 01-06: Pituka;

Dia 08-06: Max Palhano;

Dia 15-06: Banda Audiogaragem;

Dia 22-06: Banda Camisa 12;

Dia 29-05: Teófilo Lima.

Feira das Férias - Empreendedores do Norte e Sabores do Litoral

Três eventos que acontecerão entre 15 e 30 de julho no Porto das Barcas em Parnaíba - litoral norte do Piauí. Abertura dia 15 às 08:00h da manhã com a realização da IV Parnabike onde ciclistas de todo Brasil estarão iniciando as atividades esportivas da capital do único delta em mar aberto das Américas.
Às 20:00h acontece a abertura da feira Empreendedores do Norte, onde o setor primário, com destaque para o agronegócio mostrará as potencialidades na produção de frutas, leite, pescado e crustáceos, além de móveis, confecções, perfumes, fármaco-químicos, e especialmente os orgânicos, onde Parnaíba é lider mundial na acerola orgânica, etc.
Paralelamente será aberto o Festival de Gastronomia "Sabores do Litoral", evento originalmente produzido pelo Sebrae/PI, que nesta oportunidade se junta à Sempre Produções num espaço onde restaurantes tradicionais da capital e do litoral estarão oportunizando a degustação de sabores raros, elaborados com ingredientes genuinamente piauienses.
O melhor prato conquistará o prêmio "Prato típico do Piauí", cujo premio maior será sua confecção ao vivo no programa de Edu Guedes na Rede Record, com todas as despesas pagas pela produção.
De 24 a 30 de julho encerrando as férias, será aberta a Feira das Férias 2012, evento que empresta o nome ao projeto e que reunirá nas ruinas do Porto das Barcas 60 estandes com o melhor de nossas confecções, artesanato, calçados, bijuterias, presentes, etc. Show´s, desfiles, manifestações culturais de várias etnias e procedências serão destaque nos palcos do evento. A iniciativa partiu do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí - Zé Filho.

Pré-candidato do PSD à Prefeitura de Parnaíba, justifica sua decisão

Apontado como sendo a alternativa para uma mudança radical nos rumos administrativos na cidade de Parnaíba, o pré-candidato Dr. Vinicius apontou em discurso proferido no dia 29.04 em reunião acontecida no auditório do Hotel Civico, seu sonho de desenvolver um modelo de gestão diferenciado para alcançar os resultados que a cidade precisa para melhorar a qualidade de vida dos parnaibanos. Ciente dos graves problemas que a cidade comporta , dentre eles a saúde, onde trabalha há mais de 20 anos como médico especializado em infectologia, o Dr. Vinicius garante que para mudar a situação basta ter vontade política e alinhamento com os governos estadual e federal. Segundo Dr. Vinicius é necessário um entendimento para alcançar resultados positivos, pois a versão popular de que “Parnaíba é a terra do já teve tem que mudar para Parnaíba tem muito mais”.

Ex-secretário de Turismo municipal na atual gestão, Dr. Vinicius se viu obrigado a abandonar o cargo pois seus pleitos nunca foram atendidos uma vez que o Prefeito atual não dava a devida importância à pasta do turismo apesar desta ser o maior empregador mundial , a tal ponto que a secretaria não tinha sequer um espaço para funcionamento. Criada a partir de um desmembramento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas sem muito êxito ou atuação por falta de ingerência do Palácio da Cidade. Apesar disso, o Dr. Vinicius conseguiu articular algumas parcerias importantes com a UFPI - Universidade Federal e Associações de Bairros. Realizando dentre outros o Reveillon 2010, considerado a maior festa já realizada no litoral.

Para o Dr. Vinicius, o ser humano deve ser valorizado, e para isso o poder público tem a obrigação de atender suas demandas, oportunizando serviços de qualidade na educação e saúde, assim como na geração de postos de trabalho, tanto no setor primário como no terciário, pois é no turismo que a cidade deve investir mais, pois é o menor investimento “per capita”, para o maior resultado em menor espaço de tempo.

A modernização do modelo de gestão e a capacitação do funcionalismo é um dos sonhos deste jovem pré-candidato que tem muito a contribuir pela 2ª maior cidade do Piauí.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Faltou planejamento. Piso do Professor não foi criado ontem.

Nas semanas que antecederam o início da abertura do ano letivo de 2012, o Governo do Estado falava por uma só voz: o novo piso salarial dos professores seria pago. Para tanto, bastava que o Ministério da Educação definisse o seu valor. Os professores não quiseram acreditar na promessa e deflagraram uma greve geral na data da abertura do período letivo.
Já com a greve em andamento, o MEC fixou o valor do piso para este ano - R$ 1.451,00 -, porém o governo resistiu a pagá-lo. Apareceu com a desculpa de que o pagamento do piso implicaria a extrapolação do "limite prudencial" da Lei de Responsabilidade Fiscal. A greve continuou, mais forte ainda.
Projeto de duplicação de BR une Firmino, Elmano e Rejane

A petista, o tucano e prefeito participaram na manhã desta segunda (21) de uma manifestação organizada por lideranças comunitárias da zona sul de Teresina, em defesa do projeto de duplicação da BR-316, no sentido Demerval Lobão.

Indiferentes às disputas políticas, o prefeito Elmano Férrer (PTB) e os deputados Firmino Filho (PSDB) e Rejane Dias (PT) reforçaram a cobrança à bancada federal de recursos necessários à execução da obra, considerada estruturante para a capital.

Eles só desconversaram quando o assunto foi a disputa eleitoral deste ano em Teresina.

Fonte:Vera Lucia

ATENÇÃO JUSTIÇA ELEITORAL: Pré-candidato Mão Santa está realizando reuniões com entrega de brindes

Na ultima sexta-feira(18),por volta das 20:30 h, recebemos a informação de que o pré-candidato Mão Santa estaria realizando uma reunião politica em uma residencia na Travessa Genésio Pires , Bairro Santa Luzia. Ao nos deslocarmos ao local, constatamos a ILEGALIDADE cometida pelo pré-candidato Mão Santa, onde o mesmo, após seu discurso politico, distribuiu brindes, entre eles , conjuntos de copo, bacias, faqueiros e livros.
O Portal do Bikanca registrou através de fotografias, as quais estão disponíveis ao Ministério Publico Eleitoral e às coligações que se sentirem prejudicadas.



Fonte: Blog do Bikanca

O desequilíbrio emocional da vereadora Neta



No ultimo sábado(19), eu (Bikanca) recebi da Ilustrissima Presidenta da Câmara Municipal de Parnaiba ,vereadora Neta Castelo Branco, a resposta à matéria "CONTRATO CARO: Advogado contratado pela Câmara de Parnaíba tem o salário maior que o do Procurador do Município" publicada aqui no Portal do Bikanca em 16 de maio de 2012.
Na Nota-resposta a Vereadora Neta além de alegar LEGALIDADE por parte da Camara Municipal no contrato do advogado, tambem demonstrou prepotencia e arrogancia ao atingir a minha moral com palavras desonestas e acusações infundadas, tentando rebaixar e desmoralizar o meu trabalho frente ao PORTAL DO BIKANCA.
No entanto, é de estranhar que a vereadora Neta, apesar de estar bem assessorada juridicamente, ainda cometeu erros "grosseiros" em sua Nota, quando me acusou de tentar macular a imagem do Legislativo e ainda chantagear aquele poder.
A própria vereadora Neta sabe que nesses 10 meses de Portal do Bikanca, sempre publicamos matérias relacionadas ao trabalho da Camara Municipal, e que em momento algum recebi e nem cobrei valores pra fazer tais publicações.
O PORTAL DO BIKANCA vem fazendo o seu trabalho com transparencia, publicando as coisas boas, mas tambem as ruins, sempre querendo informar bem os nossos leitores. Imagino que a atitude da nobre vereadora Neta, talvez seja pelo fato dela querer que eu publique apenas as coisas boas e que faça vista grossa para as coisas ruins e sem transparência.
Contudo, diante de todas as palavras infelizes da vereadora Neta, resolvi não responde-la da forma que devia e da forma que ela merece, até mesmo para não baixar o nivel do meu Portal, sendo que, tomarei apenas as providencias juridicas sobre a Nota-resposta da Vereadora Neta Castelo Branco.
Porem, à res´peito do comportamento da Vereadora Neta, tenho analisado que a nobre presidente apresenta um certo desequilibrio emocional , por se achar isenta de cobrança e quando se nega a demonstrar transparencia da administração do Legislativo.
No entanto, sobre a matéria publicada, em momento algum relatei que o contrato do advogado João Batista Silva era ILEGAL, apenas expressei a MINHA OPINIÃO de que é que o contrato é extremamente CARO, como também a sua cozinha que custou os olhos da cara do parnaibano.
Ainda sobre o comportamento desequilibrado da vereadora Neta, temos o episódio em que a nobre vereadora em uma solenidade na Câmara Municipal agiu com extrema e desnecessária deselegância com a deputada Juliana Moraes Souza,negando-a um simples cumprimento ou um aperto de mão, chegando à chamar a atenção de quem ali estava presente.Talvez, tais atitudes da nobre vereadora, seja por conta da sua a "ficha" ainda não tenha caído, sobre a responsabilidade do cargo que é investida.
Por fim, quero aconselhar a nobre vereadora Neta, que deixe de ser ignorante e prepotente, quando lhe é cobrado transparência.Que deixe eu fazer o meu trabalho, publicando as coisas boas e também as ruins.

O NOSSO SILÊNCIO NÃO TEM PREÇO!
Bikanca, Marcio Brito

Prefeita Maninha participa de motocross para mulheres Charmosinhas Off Road em Luís Correia

  No último final de semana, a prefeita Maninha Fontenele marcou presença na primeira edição do motocross exclusivo para mulheres, o "C...